Aumento da produtividade na indústria indica caminho para se manter em crescimento

São Paulo – SP 22/12/2020 –

Para uma produtividade na indústria ainda mais promissora, uma das alternativas é investir na estruturação de máquinas, fluxos de pessoas, materiais e produtos dentro da planta industrial

Os efeitos da pandemia do novo coronavírus ainda repercutem sobre a economia do país, mas no terceiro trimestre de 2020, após um período de instabilidade, houve um crescimento da produtividade na indústria. De acordo com os dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados pelo G1, houve alta de 8% na comparação com o segundo trimestre de 2020. E esse crescimento está ligado ao aumento da intensidade do trabalho depois de um período de pausa ou de pouco trabalho devido a pandemia, segundo destacou a CNI.

Há diversas maneiras de fazer com que exista um crescimento da produtividade na indústria. Pensando nisso, a Maxxflex , fabricante de mangueiras, acredita que para um processo ainda mais promissor uma das alternativas é investir internamente na indústria, por meio da estruturação de máquinas, fluxos de pessoas, materiais e produtos dentro da planta industrial. “Esses aspectos impactam diretamente na eficiência dos processos de produção na indústria. Um layout industrial bem planejado pode significar a melhoria na qualidade do produto”, afirma.

Alguns pontos são importantes nesse processo de crescimento da produtividade na indústria como a otimização do transporte, pois na maior parte das fábricas os materiais e produtos precisam ser deslocados entre os processos. Seja por mangueiras de borracha ou empilhadeiras, este processo precisa ser otimizado para reduzir o tempo de produção, aumentar a qualidade dos produtos e gerar menos custos às empresas. “Investir na compra de bons equipamentos e acessórios podem ajudar nesse processo, pois contribuem para a maior produtividade dos colaboradores, minimizando assim as perdas na produção”, explica a Maxxflex.

A organização também deve ser levada em conta para o crescimento da produtividade na indústria, pois eles contribuem para que o ambiente seja mais agradável e produtivo. “Nesse sentido são garantidas questões como segurança, sinalização e conforto”, pondera a empresa. Fatores como iluminação, ruídos, vibrações e temperatura também devem ser verificados constantemente a fim de manter o maior conforto dos operadores. “A organização e limpeza do espaço também deve ser observada e mantida por todos, tornando o ambiente agradável e aumentando o bem-estar dos colaboradores, garantindo assim maior eficiência durante a jornada de trabalho”, finaliza.

A visão industrial para o próximo ano é otimista. A vacinação contra a Covid-19 se aproxima com o objetivo de gerar imunidade para a população e colocar um fim na pandemia e seus efeitos para a economia. Aliando toda essa expectativa a bons processos de trabalho, o crescimento da produtividade na indústria tende a aumentar ainda mais.

Website: https://maxxflex.com.br