Bahia sedia XIII Congresso dos Despachantes Documentalistas que discutirá tecnologia e integração entre estados e profissionais liberais

Salvador, BA 6/11/2019 – No estado da Bahia 80% dos carros hoje são emplacados via despachante. O dado impressiona!

No estado da Bahia 80% dos carros hoje são emplacados via despachante. O dado impressiona! A profissão é antiga, existe desde o ano de 1.754. O despachante é o profissional que encaminha e faz tramitar papéis junto a repartições públicas, especialmente para obtenção de registros e licenças. Ele atua em 11 diferentes ramos de atividades. Conforme o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), a atividade relacionada ao trânsito e veículo faz do profissional responsável em média por mais de 85% do volume total de serviços que tramitam nos órgãos executivos dos estados e do Distrito Federal (Detrans). Na Bahia atualmente existem 785 profissionais dessa área, já no Brasil são 250 mil.

Despachantes documentalistas de todas as regiões do estado da Bahia se encontrarão em Salvador para debater os rumos da profissão no estado e no Brasil. Eles participam do XIII Congresso dos Despachantes Documentalistas da Bahia. O evento é realizado pelo Conselho Regional dos Despachantes e vai promover a discussão de diversos temas ligados a valorização de seus profissionais na busca incessante por maior integração entre a categoria e os agentes públicos onde são realizados os serviços.

Entre os assuntos debatidos está a regulamentação da profissão de despachante. O tema já está no Congresso Nacional para definição dos parlamentares. Em maio deste ano o foi criada a Frente Parlamentar Mista em prol dos despachantes documentalistas do Brasil.  O colegiado que conta com a adesão de 220 deputados e 20 senadores tem como principal objetivo a articulação e a integração das atividades do setor no Parlamento.

De acordo com Gilberto Alvim, presidente do Conselho Regional dos Despachantes da Bahia, o objetivo do evento é deixar os profissionais da área informados sobre todas as mudanças que vem acontecendo. “Vamos falar sobre novas tecnologias, inovações que acontecem diariamente na área de informática, assim deixaremos os colegas antenados sobre o novo modelo de gestão do estado e o Governo Federal estão propondo”, afirmou.

Gilberto ainda destaca um outro ponto que será apresentado no congresso, “O Governo Federal vem anunciando a desburocratização, a governança eletrônica e a gente precisa estar bem afinado com os estados, via Detrans, para que possamos nos inserir nessa nova tecnologia”, explicou.

O presidente do Conselho Regional dos Despachantes da Bahia reforçou a importância de um evento como esse e também da união da categoria.  “Nós contribuímos com os cofres dos governos – sexta, sábado, domingo e feriado – naqueles estados que estão mais avançados. Precisamos mostrar a importância desses profissionais. Não há dúvidas que alcançaremos uma grande vitória daqui para o final do ano. Precisamos do trabalho de todos os parlamentares e de todos os despachantes do Brasil”, finalizou.

Para saber mais:

https://appcongresso.centralsol.com.br/  

Website: https://appcongresso.centralsol.com.br

Web Site: