Balanço 2012: Pesquisa revela tendência de desaquecimento do mercado de trabalho

Campinas, São Paulo 25/3/2013 – “Esse movimento é uma consequência dos contextos das economias brasileira e global, que impactam nosso mercado de trabalho. Se compararmos os números atuais aos anteriores, vemos uma tendência negativa. Porém, em relação ao mundo, estamos bem, vivendo um m

No último ano somente 57% dos profissionais estiveram em busca de um novo desafio profissional, contra 59% em 2011 e 69% em 2010
Uma pesquisa realizada pela consultoria de seleção de executivos, StautRH, entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013 com mais de 1.600 profissionais da capital paulista, da Região Metropolitana de Campinas e de outras cidades do interior do estado, mostra uma tendência de desaquecimento do mercado de trabalho ao longo dos últimos três anos. De acordo com os resultados da pesquisa que foi realizada através da rede social LinkedIn, a porcentagem de profissionais que mudaram de emprego no ano passado foi de apenas 27%, contra 29% em 2011 e 31% em 2010. No mesmo período também houve uma redução na procura por emprego: em 2012 apenas 57% dos profissionais estiveram em busca de um novo desafio profissional, contra 59% em 2011 e 69% em 2010.
“Esse movimento é uma consequência dos contextos das economias brasileira e global, que impactam nosso mercado de trabalho. Se compararmos os números atuais aos anteriores, vemos uma tendência negativa. Porém, em relação ao mundo, estamos bem, vivendo um momento de pleno emprego, com taxas de desemprego abaixo de 5%”, aponta o sócio da StautRH e coordenador da pesquisa, Luiz Alencar.
Executivos estão mais satisfeitos
A queda do número de profissionais procurando ativamente por novas oportunidades reflete a maior satisfação destes com suas atuais colocações atuais. “Com menos pessoas procurando mudar de emprego, maiores as chances dos candidatos vencerem o processo seletivo. Enquanto em 2010 apenas dos 45% que se candidataram obtiveram sucesso, em 2012 47% dos candidatos conseguiram um novo emprego”, explica o coordenador da pesquisa.
Disputa pelos melhores talentos
A pesquisa também mostra que as empresas estão buscando investir mais para atrair e reter seus talentos. Segundo os 263 profissionais de Recursos Humanos que participaram do levantamento, no ano passado a principal prioridade das suas empresas em relação à gestão de talentos foi recrutar e atrair profissionais para preencher vagas de colaboradores que deixaram a empresa. Em segundo lugar, os RHs se preocuparam em desenvolver ações e programas para retenção dos melhores profissionais. Boas políticas de treinamento e desenvolvimento tornam possível o crescimento profissional de seus colaboradores, capacitando-os a ocupar as novas posições dentro da própria empresa. Com isso, reduzem-se as chances de eles serem seduzidos pelas oportunidades que o mercado apresenta. “Há uma preocupação crescente em não perder os melhores talentos, mas também em repor vagas deixadas por aqueles que saíram da empresa, provavelmente atraídos por oportunidades fora. Taxa de desemprego baixa significa que os melhores certamente estão bem empregados. E assim, a briga por eles é maior”, pontua Alencar.
A íntegra da pesquisa pode ser conferida no link http://www.slideshare.net/stautrh/staut-rh-pesquisa-mercado-de-trabalho-2012-fev2013
Data: 1 de fevereiro de 2013
Tags: balanço, pesquisa, empregos, StautRH, mercado de trabalho
Para banco de imagens, acesse nosso flickr.
Fontes:

Luiz Roberto Alencar: Engenheiro Mecânico pela USP, especialista em Engenharia da Qualidade Industrial pela Unicamp, pós-graduado em Marketing pela ESPM e com cursos de especialização em Marketing na UC Berkeley. Atuou por 17 anos como executivo de marketing e vendas para Brasil e América Latina em empresas do setor de embalagens, como Tetra Pak, Orsa (Jari) Papel e Celulose, Avery Dennison e Scholle Packaging. Desde 2009 atua como consultor e gestor comercial na StautRH.

Sobre a StautRH
Há 27 anos no mercado com escritórios em Campinas e São Paulo, a StautRH é uma consultoria especializada em recrutamento e seleção de executivos. Com uma equipe de headhunters experientes e profundo conhecimento da região metropolitana de Campinas e interior paulista, a empresa está dedicada a atender seus clientes na medida exata de suas necessidades, com velocidade e precisão de resposta. Utilizando metodologia exclusiva, sua missão é assegurar a escolha de um executivo que se ajustará, com elevado nível de precisão, ao cargo, à cultura da empresa e ao estilo de gestão de seu superior.

Website: http://www.slideshare.net/stautrh/staut-rh-pesquisa-mercado-de-trabalho-2012-fev2013

Web Site: