Bayer lança programa para valorizar e fortalecer o cooperativismo no Brasil

2/12/2020 –

Iniciativa tem como objetivo consolidar ações de cocriação e de qualificação profissional desenvolvidas em parceria com cooperativas agrícolas

Lançado nesta terça-feira (01.12), o Programa Bayer Coopera+ foi desenvolvido para integrar e fortalecer as ações de relacionamento que a companhia mantém com as cooperativas agropecuárias presentes em todo Brasil. O Bayer Coopera+ dará continuidade às parcerias já existentes, mas expandirá ações locais para outros Estados, sem deixar de atender as particularidades de cada região. Com este novo programa de relacionamento, a Bayer pretende valorizar ainda mais ações de cocriação com as cooperativas.

“A Bayer é uma empresa parceira do cooperativismo e acredita muito que, por meio do relacionamento com essas entidades, pode ajudar os produtores rurais a conquistarem mais rentabilidade, a otimizarem recursos e a trabalharem por uma agropecuária mais sustentável e eficiente. Por conta disso, o Programa Bayer Coopera+ nasce com o objetivo de unificar os diferentes projetos, que até então eram realizados de forma regional, e que, a partir deste lançamento, terão ampla atuação nacional”, ressalta Sabrina Calixto, gerente de estratégia de cooperativas na Bayer Brasil.

Composto por três pilares: Legado, Transformação e Experts, o Bayer Coopera+ irá beneficiar diferentes públicos dentro das cooperativas. A seguir, mais detalhes sobre o projeto:

 1) Bayer Coopera+ Legado – direcionado à liderança das entidades, é um programa de relacionamento, no qual estão previstos fóruns, eventos e viagens para discussão de estratégias, inovações, lançamentos e oportunidades.

2) Bayer Coopera+ Transformação – focado no aprimoramento de cargos de gerência, de marketing e de inovação, este programa irá além de oferecer treinamento para qualificação profissional. Ele permitirá a implementação de projetos inovadores dentro das cooperativas e será dividido em duas etapas: capacitação e implementação. Na primeira fase, os participantes terão encontros digitais e presenciais, onde terão aulas práticas e teóricas. Já na segunda, a Bayer os auxiliará na implementação dos projetos. Neste momento, será possível contar com o apoio do LifeHub São Paulo da Bayer e da AgTech Garage, localizado em Piracicaba (SP). A ideia é que os colaboradores possam contar com uma consultoria na hora de efetivamente adotarem novas práticas, principalmente, as que foram planejadas ao longo da primeira fase.  

3) Bayer Coopera+ Experts – desenvolvido para aperfeiçoar o relacionamento com os principais decisores técnicos das cooperativas, este programa tem como objetivo facilitar a comunicação entre pesquisadores e especialistas, levando informação científica e de qualidade. Para que estes profissionais tenham acesso, em “primeira mão” aos lançamentos e soluções que estão para chegar ao mercado, serão realizados, ao menos três encontros técnicos anuais em cada região do Brasil.

Além dos três pilares mencionados acima, o Programa Bayer Coopera+ também irá valorizar ações/projetos de Inovação, Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão, promovidos pelas cooperativas parceiras com o Projeto Bayer Coopera+. “As cooperativas poderão submeter projetos, que serão avaliados por uma comissão julgadora e os três melhores receberão um aporte financeiro e uma consultoria para implementação. Nosso propósito é impulsionar cada vez mais aquelas que estão na busca pela transformação digital, pela inclusão da diversidade, e que tem este compromisso de valorizar a biodiversidade e o meio ambiente”, explica a gerente.

Ainda segundo Sabrina, a estratégia de negócios da Bayer passa pelas cooperativas, por isso, a companhia quer estar cada vez mais próxima destas parceiras. “O Programa Bayer Coopera+ vem para consolidar um relacionamento que já existe há bastante tempo, ao mesmo tempo em que deixa claro que a Bayer respeita a autonomia delas e mostra que é possível crescer por meio da cocriação. A gente realmente acredita que tomando decisões de forma conjunta teremos um agronegócio mais forte e tecnificado”.

Website: http://www.agro.bayer.com.br

Web Site: