Beach Tennis: esporte que pode ser disputado sozinho ou em dupla

Curitiba,PR 25/10/2019 –

Esporte relativamente novo, o Beach Tennis começou a ser praticado pela primeira vez na Itália, 30 anos atrás, como uma simples alternativa de diversão e entretenimento. Mas com o passar do tempo, o que era apenas uma brincadeira, se transformou em um esporte sério, cheio de regras e bastante famoso no mundo inteiro.

Com o início dos anos 90, esse esporte passou a ser regimentado e assimilou diversos regulamentos que já eram aplicados também ao tradicional Tênis de quadra. Nessa mesma época, surgiu a Federação internacional de Beach Tennis, ou International Federation Beach Tennis (IFBT), organização que contribuiu para tornar essa modalidade cada vez mais qualificada e reconhecida no meio esportivo. Saiba mais:

O que é Beach Tennis?

O Beach Tennis é um esporte bastante similar ao jogo de Tênis convencional com uma combinação de alguns elementos trazidos do vôlei de praia. Por ser tradicionalmente praticado na areia da praia, o Beach Tennis possui alguns regramentos diferentes e utiliza materiais distintos do Tênis de quadra. Contudo, boa parte das normas existentes hoje nesse esporte foi realmente herdada do Tênis clássico.

Aprendendo a jogar

A maneira de jogar Beach Tennis é parecida ao estilo do Tênis, misturado ao vôlei de praia, já que esse esporte é realizado apenas numa quadra de areia. Em suma, ele é um esporte bem simples de praticar, porém é preciso prestar atenção às regras, que são muito precisas e podem tirar pontos preciosos dos participantes. Durante todo o jogo, os competidores precisam rebater a bola de Beach Tennis por cima da rede – com ela ainda flutuando no ar, sem deixá-la cair na areia, o que leva a perda de pontuação. Os jogadores também devem estar muito atentos para se concentrar sempre dentro da zona demarcada na quadra.

Regras do Beach Tennis

Os jogos dessa modalidade são realizados em partidas individuais ou em duplas. As equipes podem ser mistas – homem e mulher ou por atletas do mesmo sexo. A contagem dos pontos das partidas de Beach Tennis é feita usando o estilo de pontuação 0;15;30;40. Os sets da partida são divididos em simples, longo e melhor de três sets, onde é considerada vencedora a equipe que ganhar dois sets consecutivos.

Específicos, os equipamentos usados nas partidas de Beach Tennis diferem um pouco dos materiais utilizados no jogo de Tênis tradicional. Por exemplo, a bolinha de Beach Tennis, possui 50% menos pressão se comparada com a bola de Tênis de quadra, e é sempre confeccionada em tons vivos de laranja e amarelo. A raquete também é diferenciada e precisa ter as seguintes medidas: comprimento de 50 cm; dimensão de 26 cm; tamanho de 3,8 cm.

Quem pode praticar o esporte?

O Beach Tennis pode ser praticado por pessoas de todas as idades, inclusive crianças e idosos. Mulheres e homens podem participar, com ou sem experiência no esporte – isso para práticas esportivas sem caráter profissional. Os jogos são divididos tanto em modalidades recreativas, destinadas apenas ao lazer e distração dos praticantes, como em partidas competitivas, valendo premiações e realizadas em campeonatos e torneios federados.

Beach Tennis no Santa Mônica Clube de Campo

Associando-se ao Santa Mônica Clube de Campo, um dos maiores clubes da América Latina, é possível ter à disposição diversas opções de lazer e atividades esportivas, dentre elas o divertido Beach Tennis. O Clube conta com uma excelente infraestrutura para a prática desse esporte – são, ao todo, sete quadras de saibro externas; quatro quadras de saibro cobertas; duas quadras rápidas e quatro paredões.

Leia mais sobre o clube em https://www.santamonica.rec.br/institucional/conheca-o-santa/

Website: https://www.santamonica.rec.br/institucional/conheca-o-santa/

Web Site: