Bem-estar agora é indicador-chave de desempenho dentro do ambiente corporativo

São Paulo, SP 15/10/2019 – Conhecer os seus limites e anseios é a melhor forma de saber se é o momento certo para mudar de emprego, cargo ou carreira.

Existe solução para a diminuição dos índices de estresse, burnout e ansiedade entre os colaboradores de uma empresa? Os RHs já aprovam o Zenklub.

Em maio deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional e Síndrome do Desgaste Emocional, na Classificação Internacional de Doenças. O Burnout já atinge, segundo a ISMA-BR, 30% da população brasileira e 4% da população mundial. 

Já outra pesquisa, realizada pelo ISMA em 9 países do mundo, aponta o Brasil ocupando o 2º lugar em nível de estresse, com 70% dos brasileiros sofrendo desse mal, ficando atrás apenas do Japão. Esse estado de estresse crônico leva, em geral, a consequências como exaustão física e emocional, além do sentimento de falta de realização profissional e ineficácia. Somado a esses índices alarmantes estão ansiedade e depressão, tornando os transtornos mentais a 3ª maior causa de afastamento do trabalho no Brasil, considerado pela OMS como o “país mais ansioso do mundo”. 

Para a psicóloga Flávia Cabral, consultora em desenvolvimento de carreira e habilidades de liderança e especialista do Zenklub – plataforma digital de saúde emocional, “conhecer os seus limites e anseios é a melhor forma de saber se é o momento certo para mudar de emprego, cargo ou carreira. Normalmente, vemos a necessidade da mudança apenas quando o limite emocional chega ao extremo do esgotamento e percebemos tudo ao redor, inclusive as nossas capacidades, como negativas ou só enxergarmos barreiras e dúvidas.”.

De olho no impacto dos alto níveis de estresse dentro do ambiente corporativo, empresas como MRV, Revelo, Mutato e idwall já investem em ferramentas para o acolhimento emocional dos colaboradores, promovendo apoio psicológico e bem-estar com programas desenvolvidos pelos times de RH e cultura das empresas, que, muitas vezes, apesar de oferecerem um bom plano de saúde, a rede de psicólogos é fraca e disponibiliza poucos horários. Para acolher seus funcionários, a solução que todas elas encontraram foi oferecer o Zenklub como benefício corporativo.

O Zenklub, healthtech criada pelos sócios José Simões e Rui Brandão, atua na área desde 2016 e é a maior plataforma de bem-estar emocional do Brasil com mais de 300.000 usuários cadastrados e mais de 150 especialistas em diversas áreas de atuação em psicologia, psicanálise, terapia alternativa e, até mesmo, coaching profissional e financeiro. 

Buscando facilitar cada vez mais o atendimento online e promover uma experiência completa em saúde emocional, a plataforma passou por um recente rebranding que reflete mais do público nas redes sociais e suas conversas, inspirando e educando em relação a assuntos que ainda são tabu, mas tornando saúde mental um assunto leve por meio de uma estratégia focada em engajamento com linguagem e design arrojados.

Para José Simões, cofundador do Zenklub,  a forma como se aborda os temas de bem-estar mental e emocional faz toda a diferença na percepção das pessoas: “Nós humanos somos seres sociais e temos necessidade de pertencer. Logo, é muito lógico que tenhamos tendência a nos aproximar de outras pessoas e entidades com crenças e princípios semelhantes. Por esse motivo, a nova identidade do Zenklub foi fundamental para que as pessoas encontrassem um espaço propício para se desenvolverem dentro das próprias individualidades, do seu jeito.”.

Tudo isso para democratizar saúde e bem-estar emocionais no Brasil e no mundo, oferecendo um leque amplo de serviços para empresas, com um programa que inclui ações de sensibilização com rodas de conversa, palestras e conteúdo engajador desenvolvido para ações in-company; sessões com especialistas e relatórios mensais completos para que líderes possam ter maior compreensão e agir em relação às questões de saúde mental dos seus times como um todo.

Frédéric Monnier, Head de Customer Success da Revelo – considerada uma das startups referência em recrutamento e seleção -, afirma que “há uma fronteira entre questões profissionais e pessoais. É muito bom contar com o Zenklub para os meus colaboradores terem acesso a especialistas de forma simples e sem precisarem falar comigo. O valor percebido do benefício para eles é muito grande.”. 

Tão grande que Clinton Consul, membro do time de Monnier, aponta o Zenklub como “uma solução inovadora”: “Todos os profissionais são muito bons. Eu acho bem legal que eles colocam o número de cadastro deles, passam bastante credibilidade, tem depoimentos de outras pessoas e isso ajuda você a ter bastante confiança na pessoa com quem você vai conversar.”, diz.

Outros benefícios que o Zenklub possui:

Direito a recibo das sessões para reembolso no plano de saúde;
Especialistas disponíveis 24h para sessão;
Horários todos os dias, incluindo sábado e domingo;
Testes de comportamento e saúde em áreas como ansiedade, depressão, sono, resiliência, habilidades sociais, inteligência emocional e mais;
Exercícios em temas como motivação, foco, relacionamento amoroso, angústia e mindfulness;
Dicas diárias para acompanhar o usuário durante toda a semana;
Acesso ao chat para conhecer os especialistas num primeiro contato;
Sessões por chat, áudio ou vídeo.

 

Contato com a imprensa: 

[email protected]

Website: https://zenklub.com.br

Web Site: