Black Friday: 5 dicas para aproveitar a data sem cair em armadilhas

São Paulo 29/11/2019 –

Lançada no Brasil em 2010, a Black Friday é considerada a maior e a mais esperada liquidação do ano pelos consumidores e lojistas, a data vem ganhando força a cada ano e só fica para trás do Natal. Todos os anos, os consumidores sofrem com uma série de problemas que vão desde atrasos nas entregas a armadilhas como falsas promoções. Pensando nisso, a especialista em Desenvolvimento Humano Rebeca Toyama desenvolveu dicas para os consumidores não caírem nas fraudes e manter um consumo consciente.

Segundo uma pesquisa realizada no mês de outubro pelo Google, apontou que a intenção de compras dos consumidores para a Black Friday aumentou 58% em relação ao ano passado. De acordo com o estudo, 69% já sabem o que vão comprar e o gasto médio girará em torno de R$ 1.330.

Já o levantamento divulgado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e SPC Brasil ( Serviço de Proteção ao Crédito), mostra que o percentual médio de descontos da Black Friday este ano deve girar em torno de 24%, dado um pouco menor do que apontou pesquisa feita no mesmo período do ano passado, onde os descontos giravam em torno de 29%.

A especialista alerta os consumidores manterem um consumo mais consciente, fazendo uma lista de desejos e prioridades, além de ter um planejamento financeiro bem definido para aproveitar as oportunidades da Black Friday e não ficar no vermelho. É importante saber separar o que é realmente uma necessidade, do que algo que o consumidor vai comprar, somente porque o preço está atrativo.

“Depois de fazer o seu planejamento financeiro e um compilado dos produtos que você precisa, o segundo passo é listar possíveis sites onde poderá adquirir os produtos e acompanhar quais deles estará com o melhor preço.”, afirma a especialista

Praticar o autocontrole em momentos de compras, por exemplo, é algo primordial para não cair em cilada e não comprar compulsivamente, pois por diversos motivos os consumidores são induzidos por apelo ao consumo, como no caso dos aplicativos de lojas e comidas que sempre enviam cupons e ofertas imperdíveis.

“Não somos treinados a tomar decisões, e por isso acabamos tomando ações no presente que comprometerão nosso futuro. Nosso cérebro tem uma relação com o tempo um pouco complexa e prolixa, não consegue relacionar a atual situação financeira com as pequenas decisões tomadas no dia a dia. E por isso, precisamos incluir um planejamento, limites e metas para que não tomemos ações contrárias à realidade que gostaríamos de viver no presente e futuro.”, finaliza a expert.

Diante de estudos feitos em psicologia e economia comportamental, onde apontam diversos vieses que podem levar os consumidores tomar decisões irracionais, a especialista Rebeca Toyama preparou 5 dicas para os consumidores aproveitarem as compras sem cair em ciladas:

1- Faça um planejamento: De acordo com a sua lista de desejos, organize suas prioridades e faça um planejamento financeiro para definir o valor a ser gasto sem comprometer o orçamento. Assim, a armadilha do consumismo não irá prejudicar suas finanças.

2- Mantenha as prioridades: Você vai se deparar por diversas “tentações”, amigos, familiares e até os próprios anunciantes podem tentar te convencer de que todo mundo vai comprar aquele produto e que você precisa também. Evite qualquer compra por impulso.

3- Fuja das promoções “imperdíveis”: Pesquise muito antes de comprar aquele produto desejado, compare o preço e veja de fato compensa comprar na Black Friday. É muito comum nos deparar com promoções que a primeira vista são imperdíveis, mas em muitos casos é apenas um apelo comercial.

4- Pesquise lojas e sites: Evite dores de cabeça e frustração, aproveite algumas horas do seu dia para pesquisar a fundo a reputação das lojas e sites, além de comparar preços e diferentes fornecedores, consulte sites como Procon e Reclame Aqui para saber quais estão no Ranking de reclamações.

5- Cuidado com seus dados: Não insira seus dados em sites desconhecidos, uma boa dica é verificar o nível de confiabilidade dos e-commerces, para isso, o Procon-SP disponibilizou uma lista de sites não recomendados. Além disso, prefira sempre comprar em e-commerces recomendados por pessoas conhecidas.

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama é palestrante especialista em planejamento de carreira e educação financeira. Fundadora da Academia de Coaching Integrativo, coordenadora do Programa de Mentoring associada a Planejar (Associação Brasileira de Profissionais Financeiros) e fez parte da Comissão de Recursos Humanos do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
Colunista do blog Positive-se, colaboradora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) e Instituto Filantropia. Coach com certificação internacional em Positive Psychology Coaching e nacional em Coaching Ontológico e Personal Coaching com o Jogo da Transformação.

Website: http://www.rebecatoyama.com.br

Web Site: