Botox ou preenchimento facial? Qual a diferença?

São Paulo, SP 18/12/2019 –

Ainda hoje existem dúvidas entre o que é toxina botulínica, o que é preenchimento e para que servem. Ambos ajudam no rejuvenescimento facial, devolvendo um ar descansado ao rosto, mas atuam em diferentes lugares e mecanismos.

A toxina botulínica (botox) é uma substância usada para tratamento das rugas de expressão. Essas rugas são evidenciadas nos locais mais importantes: músculo frontal, região da glabela (espaço entre as sobrancelhas) e também ao redor dos olhos, chamados de pés de galinha. O tempo de duração é de 4-6 meses, dependendo do metabolismo individual de cada paciente, da técnica de aplicação e da dosagem do tratamento.

A toxina botulínica é preparada na hora da aplicação, sendo diluída em soro fisiológico e então injetada no músculo. A aplicação de toxina botulínica promove o relaxamento do mesmo e dessa forma, a força não é tão intensa e o rosto fica com aspecto mais leve e suave”, explica o cirurgião dentista Dr. Diego Guirra.

O Preenchimento, diferente da toxina botulínica, consiste em injetar substâncias biocompatíveis na pele para preencher, sustentar, volumizar e harmonizar o rosto. O tempo de duração dos efeitos desse procedimento varia de 1 a 2 anos. “A diferença é que a toxina botulínica é aplicada no músculo e o preenchedor é aplicado na pele e tem a função de ocupar os espaços vazios, atrair água para local e também estimular o colágeno”, ressalta o Dr. Diego Guirra.

A toxina já existe há 25 anos no mercado e se torna cada vez mais popular porque é um procedimento feito em consultório, com pomada anestésica e oferece resultado rápido, mas os dois procedimentos são clássicos.

O botox não deixa hematomas, enquanto o preenchimento facial, dependendo da região onde for feito, pode deixar uma pequena marca arroxeada, que desaparece com o passar dos dias. “Existe contraindicação para pessoas com doenças autoimunes, além de hipersensibilidade aos produtos e possibilidade de queloides nas pessoas com tendência. Não possui efeito colateral, mas qualquer problema apresentado diante da aplicação é revertido, sendo utilizadas outras técnicas no local”, explica o Dr. Diego Guirra.

Por fim, esses mecanismos são de muita valia na área da estética facial, desde que bem administrados por um profissional capacitado e experiente na área. Lembrando também que, diferente da cirurgia plástica, estes procedimentos são reversíveis e perdem o efeito com o passar do tempo, mas os resultados são bem positivos e satisfatórios quando os pacientes são bem orientados.

Médico: Dr. Diego Guirra
Cirurgião Dentista (11) 94160 8659
Instagram : @drdiegoguirra
Formado em Odontologia Pela Unicamp
Mestrado em Harmonização pela Universidade de Lisboa
Realizou Curso Internacional de Preenchimento de Toxina Botulínica em Miami

Daniela Soares
Assessora
(11) 96547-2442

Web Site: