Brasil cultiva cenário positivo ao se tratar de cursos à distância

São Paulo 13/4/2020 –

O mercado de cursos online tem crescido cada vez mais e está em constante expansão no Brasil e ao redor do mundo. Profissionais de todas as áreas começaram a investir nesse modelo de aprendizagem com mais segurança, diante de análises que revelaram ser uma boa opção para capacitação. Tal tendência apresenta novas possibilidades para o gestor público!

Dados mundiais sobre a expansão dos cursos online

Várias empresas ao redor do mundo se especializaram em estudar a ascensão do mercado de cursos online e passaram a realizar pesquisas sobre o tema. A Forbes (revista estadunidense voltada para negócios e economia) revelou dados indicando que o setor de Ensino à Distância nos EUA poderá chegar aos US$325 bilhões, sendo movimentados até 2025, o que representará um recorde desse mercado.

Em sua última projeção, a Forbes havia estimado que esse mercado movimentaria US$107 bilhões até 2015, o que acabou sendo comprovado e até mesmo superado nos anos subsequentes.

O perfil do EAD no Brasil

Ao analisar o perfil dos alunos que aderiram ao Ensino à Distância (EAD), é possível observar o quanto a modalidade tem sido vista como opção segura e inclusiva. Grande parte dos matriculados já está no mercado de trabalho e quer se capacitar, ou seja, não são apenas estudantes.

De acordo com o Censo EAD.BR, dentro do Ensino à Distância, observou-se que a maior parte dos matriculados é composta por mulheres.

Nos anos de 2016 e 2017, os alunos egressos do Ensino Médio passaram a aderir aos cursos online, configurando um novo perfil de consumidor do EAD. Os estudantes que concluíram o Ensino Médio passaram a ver a Educação à Distância como uma opção para a obtenção do diploma universitário. Com isso, o EAD passou a ser visto com maior credibilidade, e não mais como alternativa para pessoas excluídas do ciclo natural de escolarização.

Demanda e oferta de cursos

A oferta de cursos online, cada vez mais alta e adotada por instituições tradicionais do ramo da Educação, mostra o quanto a praticidade do EAD está sendo vista com bons olhos. No Censo EAD. BR, foram identificadas 1.233 ofertas de cursos (na área de Treinamento Operacional, especificamente). As opções que visam à atualização profissional também têm alta procura.

A pesquisa também constatou que empresas estão vendo, no EAD, uma forma de fornecer aos colaboradores treinamentos específicos para cada necessidade do negócio. Os cursos de atualização, por sua vez, são ótimas opções para quem deseja crescer na carreira e expandir horizontes, independentemente do que a empresa pede no momento.

No mercado de EAD, a iniciação profissional também conta com alta oferta e demanda por cursos online no Brasil. Com relação às áreas do conhecimento, o consumo de cursos se concentra mais nas Humanidades e nas Ciências Sociais Aplicadas.

Por último, constatou-se que apenas a área Militar ainda não oferece cursos 100% digitais, porém já conta com algumas modalidades semipresenciais.

Formação de gestores é oferecida pelo IBEGESP

O IBEGESP (Instituto Brasileiro de Educação em Gestão Pública) é um instituto sem fins lucrativos que surgiu com o único objetivo de capacitar e disseminar as melhores habilidades envolvendo práticas de Gestão Pública.. Pelo site, é possível ter acesso a diversos cursos EaD e presenciais oferecidos pelo Instituto.

Website: https://www.ibegesp.org.br/