Brasilcom premia ministro Bento Albuquerque como personalidade do ano e homenageia deputado Christino Áureo

Rio de janeiro, Rio de janeiro 5/12/2019 – Somos em essência produto da concorrência. As empresas regionais surgiram e prosperaram como alternativa geradora de concorrência no mercado, Maurício Rejaile

O ministro Bento Albuquerque recebeu o Prêmio Personalidade do Ano 2019 da Federação BRASILCOM pela atuação à frente do Ministério de Minas e Energia, que tem trabalhado firme pelo fortalecimento do segmento, da economia e pela geração de empregos. O deputado Christino Áureo também foi homenageado pela sua atuação parlamentar, especialmente pela criação da Frente para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis, a Freper.

O presidente da BRASILCOM, Maurício Rejaile, agradeceu as iniciativas dos representantes do executivo e do legislativo brasileiros e destacou as agendas conjuntas com diferentes instituições no combate à fraude fiscal como essencial para garantir o sucesso desejado e planejado nas transformações do setor de combustíveis.

A mensagem da BRASILCOM reflete uma preocupação do setor de combustíveis: a necessidade de discutir o abastecimento, a infraestrutura, o investimento, a perenidade das regras e a segurança jurídica antes de se avançar em reformas com ações inócuas e que gerem mais possibilidades de fraudes ou riscos de desabastecimento.

“Somos completamente favoráveis a concorrência e somos em essência produto da concorrência. As empresas regionais surgiram e prosperaram como alternativa geradora de concorrência no mercado. Também entendemos que é importante planejamento e estruturas para que os projetos estejam sustentados por bases sólidas e perenes, mas a liberdade não pode ser confundida com a ausência de regras”, afirmou Rejaile.

O presidente da BRASILCOM destacou a importância dos biocombustíveis e do Renovabio e a necessidade de alteração do modelo de cobrança de tributos, as reformas e o uso dos avanços tecnológicos para inibir a perpetuação do fraudador.

A BRASILCOM ratificou o seu apoio ao trabalho da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Freper, juntamente com os parceiros Fecombustíveis, SINDTRR e Sindicom, na busca para modernizar a legislação com objetivo de que o crime seja afastado do mercado.

Christino recebe homenagem no evento BRASILCOM Personalidade do Ano 2019
O deputado federal Christino Áureo foi homenageado no “BRASILCOM Personalidade do Ano 2019” por sua atuação parlamentar, especialmente pela criação da Frente para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e Energias Renováveis, a Freper. O evento, organizado pela entidade que representa as distribuidoras regionais de combustíveis de quase todo o território nacional, ocorreu no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro, e concedeu ao Ministro de Minas e Energias, Bento Albuquerque, o prêmio personalidade do ano. Diante de uma plateia composta por inúmeros representantes do segmento, além de autoridades como o presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Décio Oddone, o presidente da BRASILCOM, Maurício Rejaile, e o vice-presidente executivo, Abel Leitão, Christino destacou a importância de receber tamanha honraria.

“É dia de agradecimento. Qualquer homenagem que recebemos não é pessoal. Junto comigo existem pessoas comprometidas que trabalham muito pelo desenvolvimento deste segmento, seja no meu gabinete, na Freper, na Comissão de Minas e Energia ou em diversas outras esferas. Tenho o sentimento de gratidão, e reafirmo que teremos bons desafios pela frente”, afirmou o deputado.

Na ocasião, o ministro Bento Albuquerque destacou o trabalho do deputado no parlamento. “Christino é um parceiro de todas as horas e tem contribuído para o desenvolvimento dos trabalhos do Ministério de Minas e Energias. O país está trabalhando muito para melhorar a competitividade do setor, e estamos avançando”” declarou Albuquerque.

O segmento avança aquecendo a economia
Maurício Rejaile informou que as duas homenagens são frutos da escolha das mais de 40 entidades associadas à BRASILCOM e que os avanços do setor são significativos.

“Teremos um mercado mais aberto e amplo, o que é importante para o segmento de distribuição de combustíveis, mas a liberdade não pode ser confundida com ausência de regras, as transformações têm que atacar às distorções”, afirmou.

Christino Áureo destacou ainda que a Freper é uma iniciativa inédita no Congresso Nacional. Para ele, embora o setor de petróleo, tanto downstream quanto upstream, ocupem posição de destaque no PIB brasileiro, ainda não contava com representatividade à altura.

“Nosso objetivo com a criação da Freper foi unir o setor de energia fóssil ao de outras formas de energia. E conseguimos. Neste ano, trabalhamos na identificação das principais pautas do segmento, e a Brasilcom teve um papel muito importante. Definida a agenda, pudemos avançar apoiando o desenvolvimento deste setor tão importante para a economia que gera milhares de empregos nas 27 unidades da federação. Para 2020, queremos acompanhar e opinar sobre um modelo mais adequado de privatização para a área de refino, com a disponibilização de regras claras que não permitam a destruição do valor deste ativo”.

Jardim das Borboletas recebe R$ 30 mil em doação da Federação BRASILCOM
A primeira edição do Prêmio BRASILCOM Personalidade do Ano 2019 homenageou o ministro Bento Albuquerque e o deputado federal Christino Áureo, pelos trabalhos desenvolvidos à frente do Ministério de Minas e Energia (MME) e do legislativo brasileiro em prol do setor de combustíveis.

A premiação concedeu ao ministro a escolha de uma entidade sem fins lucrativos para receber a quantia de R$ 30 mil reais para suas atividades sociais. O ministro Bento Albuquerque indicou a Ong Jardim das Borboletas, organização que cuida da assistência de crianças com Epidermólise Bolhosa, uma doença genética que afeta a pele e os órgãos internos, e pela fragilidade da pele e da mucosa são conhecidas como crianças borboletas.

A presidente do Jardim das Borboletas, Aline Teixeira, recebeu das mãos da mulher do ministro, Márcia Albuquerque, o cheque com a doação. Aline agradeceu o gesto de sensibilidade com as crianças atendidas e o apoio de pessoas de diferentes lugares do Brasil ao projeto. “É uma grata surpresa como a BRASILCOM e o Rio de Janeiro abraçaram o nosso projeto e estamos recebendo tamanho apoio. Essa noite a palavra é gratidão”, agradeceu Aline.

Website: http://www.federacaobrasilcom.org.br