Brazil Water Week discutirá educação e capacitação sobre água em evento online, de 26 a 30 de outubro

São Paulo 9/10/2020 –

Representantes de vários países se reunirão em plataforma digital interativa para debater o tema água em seus vários aspectos, baseados no ODS 6 da ONU: Água e Esgoto para todos até 2030.

Educação e treinamento sobre recursos hídricos são investimentos e não custos será um dos temas de destaque da Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil), evento promovido online de 26 a 30 de outubro pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.

A discussão faz parte do Tema 4 – Expansão da Cooperação Internacional e Capacitação do evento, que terá 26 sessões, divididas em 8 temas principais, mais de 50 horas de conteúdo online e mais de 100 palestrantes. (Confira a programação geral no site – https://www.brazilwaterweek.com.br/resumo-sessoes).

As inscrições para o evento podem ser feitas neste link https://www.brazilwaterweek.com.br/inscricoes

O credenciamento para jornalistas está aberto neste link: https://www.brazilwaterweek.com.br/credenciamento-de-imprensa

A sessão ocorrerá no dia 29 de outubro – quinta-feira, das 9h às 10h30, e terá a participação de José Vieira, professor da University of Minho; Edgar Gouveia Jr., cofundador do LiveLab e idealizador da Jornada X-LAB; Rhenan Cauê, aluno do Colégio Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, no Tocantins, participou da Jornada X, Diane D’Arras, presidente da Internation Water Association – IWA (a confirmar); Giuliana Chaves Moreira, assessora de Gestão Corporativa da Água na Rede Brasil do Pacto Global/ONU (a confirmar). A coordenação e moderação é de Ana Sílvia Pereira, Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Sanitária e Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia e coordenadora da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A falta de profissionais qualificados resulta em falhas ou deficiências no projeto, gestão, operação e manutenção da infraestrutura de água e saneamento. Este setor, em muitas regiões do mundo, principalmente em países em desenvolvimento, lida com profissionais de baixo nível educacional. Além disso, muitas pessoas de outras áreas de especialização desconhecem a crise global da água e seus efeitos catastróficos na humanidade e no planeta no futuro.

Assim, é fundamental otimizar os investimentos não só para aumentar a qualificação profissional a partir de programas de formação específicos e adequados, mas também para possibilitar a participação da sociedade civil na gestão do saneamento e dos recursos hídricos, com conhecimentos compatíveis para essa ação.

Esta sessão apresentará uma discussão sobre a importância da educação relacionada à água e seus componentes, em todos os níveis da sociedade e da educação desde crianças e jovens à Universidade (engenharia e outras áreas do conhecimento).

A iniciativa, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reunirá profissionais e empresas do Brasil e outros países e envolverá também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 – Água e Esgoto para todos até 2030!

Para os participantes, uma grande oportunidade de compartilhar conhecimento e realizar networking com públicos do Brasil e exterior.

A Brazil Water Week tem patrocínio da Sabesp, Miya, ANA Suez, Aegea, Cedae e Iguá Saneamento.

Sobre a ABES

Com 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

www.abes-dn.org.br

Serviço:

O quê: Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil) – Sessão “Educação e treinamento sobre recursos hídricos são investimentos e não custos”, dia 29 de outubro – quinta-feira, das 9h às 10h30

Quando: de 26 a 30 de outubro

Onde: online

Inscrições em: https://www.brazilwaterweek.com.br/inscricoes

Para mais informações, acesse: https://www.brazilwaterweek.com.br/

Patrocínio: Sabesp, Miya, ANA, Suez, Aegea, Cedae e Iguá Saneamento

Website: http://www.abes-dn.org.br

Web Site: