Buscas por habilidades manuais sobem na quarentena do brasileiro

25/6/2020 –

De artesanato à pintura , em comum está a habilidade manual praticada no tempo livre do brasileiro durante isolamento social. Os produtos mais buscados no Google evidenciam que as pessoas, durante a quarentena, estão comprando itens não apenas para aumentar conforto dentro de casa, mas também querem preencher o tempo com atividades de lazer.

Se o pijama está no topo das vendas de roupas para ficar em casa, assuntos referentes ao artesanato é o que tem apresentado maior tendência de crescimento, de acordo com o Google Trends. Segundo dados da ferramenta, na temporada de distanciamento social, as pessoas estão descobrindo novas habilidades manuais para o bem-estar emocional.

Para aliviar a tensão do período, a professora de Artes Adriana Pantoja, 30 anos, começou a pintar aquarela. “No início da pandemia, eu estava com muitas crises de ansiedade. A aquarela tem me ajudado, desde então estou mais calma, mais equilibrada”, diz ela, que é professora.

Foi assim também com a mineira Waléria Oliveira, moradora de São Lourenço, que decidiu usar o tempo livre ao seu favor durante a quarentena. O que era um hobby para dar um up na rotina em casa, virou sonho de uma nova carreira. “Hoje em dia é uma forma de terapia, autoconhecimento e também minha fonte de renda”, afirma.

A Dezáina , especialista em materiais de design, arte e papelaria, viu explodir o número de vendas pelo e-commerce desde que passou a vigorar a quarentena e o fechamento do comércio não essencial na maior parte do país.

De acordo com Fábio, fundador da empresa, as vendas no site aumentaram mais de 100%, com destaque para os itens de aquarela. “Nós só não vendemos mais porque não conseguimos comprar mais material, está esgotado em todos os fornecedores”, revela o empresário.

O termo caneta Copic, por exemplo, teve aumento de busca de 110%, a procura por ‘folha aquarela’ disparou 300% no Google no Brasil no período de distanciamento social por causa da pandemia de coronavírus.

Aumento das vendas com o e-commerce

Se alguns setores viram sua receita crescer com o início da quarentena, a razão para isso pode estar na internet. As medidas de isolamento social deram impulso às vendas de varejistas online, isso porque, clientes que antes relutavam em fazer compras online não tiveram alternativa depois que o comércio foi fechado para conter a pandemia.

De acordo com a Ebit Nielsen, que faz mensuração e análise de dados, 31% dos consumidores declararam que fizeram sua primeira compra na quarentena.

Com essa escalada do e-commerce, as compras online podem gerar faturamento de R$ 90,7 bilhões em 2020, crescimento de 21% em relação a 2019. As informações são do relatório NeoTrust 2ª edição, divulgado na metade de junho.

Website: http://www.dezaina.com.br

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