BuZum! chega em São Paulo nas Férias com dois espetáculos

São Paulo 9/12/2019 – O BuZum! é um sonho realizado, é a possibilidade de levar o teatro de bonecos ao encontro do público ”, diz Mariane Gutrierrez, diretora do BuZum!

Sucesso em todas as idades, mas na verdade são os pequenos que se encantam em grande maioria com as apresentações do BuZum!, que se prepara para desembarcar na capital paulista, depois de passar por oito estados brasileiros, com várias apresentações, finalmente chega nestas férias, de novembro de 2019 a janeiro de 2020, na região de São Paulo.

O BuZum! é um ônibus-teatro que gira o país levando o teatro de bonecos em diversos pontos. É a cia que vai à população, diferente do teatro físico que fica fixo na cidade ele circula por diversas cidades apresentando suas peças criadas especialmente ao público infanto-juvenil, mas que também são prestigiadas pela plateia espontânea, de todas as idades, que surge em cada município.

Os espetáculos são com temas fantásticos e divertidos, que falam sobre a cultura popular brasileira, valorização do meio ambiente, animais, alimentação consciente, consumo consciente, histórias indígenas, reciclagem, entre tantos outros, que permeiam a arte e ensinamentos que despertam cada vez mais o interesse de um número maior de crianças e inclusive adultos.”O BuZum! é um sonho realizado, é a possibilidade de levar o teatro de bonecos ao encontro do público e convidá-lo a entrar em uma intimista sala teatral”, diz Mariane Gutrierrez, diretora do BuZum!

As apresentações acontecem no Instituto Butantan e Museu Catavento, com 6 sessões diárias, depois serão em outros locais de São Paulo. Serão dois espetáculos, o “Curumim” trazendo a cultura de lendas indígenas e o “Caipira”, trazendo histórias do folclore brasileiro. “Estacionar o BuZum! na capital paulista é uma alegria enorme, o projeto nasceu e tem sua sede na cidade, mas como viajamos o Brasil todo, o paulistano tem poucas oportunidades de entrar no BuZum!, aproveitem a oportunidade e venham conhecer esse teatro sobre rodas”, diz Mariane.

Espetáculo “Curumim”

O espetáculo “Curumim” é uma homenagem à cultura indígena, aos costumes desse povo e a relação deles com a fauna e flora regional brasileira. Segundo as crenças, tanto as plantas como os animais possuem os seus protetores que inspiram a todos.

A história conta que há muitos anos, existia uma aldeia dentro de uma floresta. Todos viviam em perfeita harmonia. Um belo dia nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Algum tempo depois, a aldeia passou por um momento de escassez de comida e todos passaram fome. Os peixes sumiram e as árvores pararam de dar frutos. E de repente, sem que houvesse alguma explicação, Mani deixou de viver.

Posteriormente, de dentro da oca onde morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani. Deram então o nome de MANI OCA, MANDIOCA, essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a fome de todos da aldeia.

Espetáculo “Caipira”

Com nuances rústicas, a peça “Caipira” é um verdadeiro resgate do povo e cultura do interior do Brasil mesclando com tradições típicas tão presente em costumes e vivências de vários locais, além de ser uma rica homenagem a figuras folclóricas, como o Saci-Pererê, o Curupira e o Lobisomem, com seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.

A história conta que um casal e sua filha moram em um pequeno sítio, onde criam alguns animais. O clima é de muita paz, até que alguns vizinhos maldosos começam a matar os animais selvagens e derrubar árvores para poderem construir uma fábrica no local. O casal tenta em vão conversar com eles para que escolham outro local, longe da mata, mas os homens não ouvem e continuam a construção.

No criativo conto teatral, Manu, a esperta filha do casal, resolve pedir ajuda para os “seres encantados” e convoca o Saci, o Curupira e o Lobisomem para prepararem algumas armadilhas e salvarem a floresta.

Sobre o BuZum!

O BuZum! apresenta-se pela Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania, por meio da Lei Rouanet. Já circulou mais de 350 mil quilômetros para realizar 10.000 apresentações para mais de meio milhão de espectadores, em 2.000 escolas públicas de 250 cidades nos nove estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul), além de Porto Suarez, na Bolívia.

Concepção “Curumim”: Beto Andreetta e Mari Gutierrez

Texto “Curumim”: Beto Andreetta

Concepção e Texto “Caipira”: Beto Andreetta, Mari Gutierrez e Wanderley Piras

Direção “Curumim”: Adriana Telg

Direção “Caipira”: Wanderley Piras

Elenco: Diezon Cabral (Dinho Weller), Fabíola Gonçales, Lívia Simardi, Priscila Maria Lima e Basílio Ludovico.
Trilha Sonora: César Maluf
Criação e Confecção de Bonecos “Curumim”: Dino Soto

Criação e Confecção de Bonecos “Caipira”: Ilimitada Design

Criação e confecção de bonecos de sombra “Caipira”: Daiane Baumgartner

Produção executiva: Juliana Christão

Coordenador de produção: Aldo Andreetta

Produção de campo: Leonardo Campos, Henrique Ramos, Fernando Lima e João Pedro Andreetta

Design gráfico: Sato do Brasil e Murilo Thaveira, casadalapa

Técnicos de som e luz: Henrique Ramos e Cristiano Valério

Direção administrativa: Jackson Iris

Direção Artística: Beto Andreetta

Direção de Produção: Mariane Gutierrez

Assistente financeiro: Glaucia Souza

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa

Coordenação de projeto: BuZum!

SERVIÇO: BuZum! nas Férias

*Programação*

Dezembro

Dias: 07 e 08/12 – Espetáculo Caipira

Local: Instituto Butantan

Endereço: Av. Vital Brasil, 1500, Butantã, São Paulo – SP

Dias: 14 e 15/12 – Espetáculo Caipira

Local: Museu Catavento

Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II, São Paulo – SP

Janeiro

Dias: 25 e 26/01 – Espetáculo Caipira

Local: Museu Catavento

Endereço: Av. Mercúrio, s/n – Parque Dom Pedro II, São Paulo – SP

Horários de todas as apresentações: 10h 11h 13h 14h 15h 16h.

Classificação: 3 a 11 anos

Capacidade: 50 pessoas por sessão