Cães em quarentena: como lidar com a ansiedade dos animais neste período?

27/4/2020 –

Luiz Manoel de Amorim Nogueira Júnior fala a respeito dos cães em quarentena, explicando como lidar com a ansiedade dos animais neste período.

O período de isolamento social, devido ao COVID-19, está apenas começando e isso pode gerar certa ansiedade não somente na população em geral, mas também nos cães. Embora muitos pets agora possam degustar de um pouco mais de atenção e tempo com seus donos, aqueles que estão acostumados a sair diariamente estão começando a estranhar a nova realidade.

Latidos, comportamento fora do comum, irritação e fome excessiva são só algumas das características que vêm sendo reparadas pelos donos de cães e cada vez mais rotineiras. Mas por que isso tem acontecido?

Para Luiz Manoel de Amorim Nogueira Junior, criador de cães e proprietário do canil Toca do Jalapão, essa ansiedade tem sido gerada, principalmente, pela falta de exercícios físicos realizados pelos cachorros.

Diferente dos humanos, os cães não conseguem entender a necessidade de ficar presos em casa, e assim, a tão esperada hora de passear, seja para fazer suas necessidades ou para gastar um pouco de energia, é aguardada a todo instante.

Quando isso não ocorre, os cães ficam mais inquietos, procurando formas de satisfazer seus desejos por brincadeiras e chamar atenção do dono. Assim, isso se repetirá por alguns dias, até esta ansiedade se tornar em uma certa depressão, em que os cãezinhos não se sintam dispostos a nada.

Para evitar que isso ocorra, Luiz Manoel de Amorim Nogueira Júnior salienta alguns cuidados e hábitos diários que podem ajudar a combater a ansiedade dos cães durante o período de quarentena.

Luiz começa falando sobre passear com os cães, algo que deve ser evitado ao máximo, porém que para alguns é difícil de fazer. Por isso, se é extremamente necessário passear com o cão, Luiz pede que este passeio seja rápido e objetivo, preferencialmente feito por uma única pessoa junto ao pet.

Além disso, é importante manter atividades cotidianas com os cães dentro de casa, como brincadeiras de jogar a bolinha, ou até um carinho na barriga que o deixe um pouco mais brincalhão.

Outra dica de Luiz é para a hora de alimentar o cão. Para que eles não comam tão rápido e ainda se exercitem um pouco, colocar a ração dentro de bolinhas com espaço para que o alimento saia aos poucos é uma ótima ideia.

Desse jeito, os cães não comem tudo de uma vez e ainda gastam muita energia tentando se alimentar. É possível encontrar essas bolinhas em diversas pet shops, mas no momento o ideal é fazer uma em sua própria casa. Para isso, basta pegar uma garrafa pet vazia, fazer alguns furos do tamanho da pepita da ração e encher com a quantidade de comida para uma das refeições diárias.

Assim, ele irá brincar com a garrafa, enquanto esta vai deixando cair, aos poucos, os grãos de ração para o seu cão se alimentar.

Para mais formas de lidar com a ansiedade dos cães durante a quarentena e curiosidades sobre a vida dos cães, basta acompanhar o flickr de Luiz Manoel de Amorim, ficando por dentro do mundo canino e sempre bem informado sobre o melhor para os cães.

Web Site: