Calculadora de dividendos ajuda investidores a tomarem decisões

São Paulo, SP 22/6/2013 –

Não é a toa que os investidores de longo prazo preferem as ações com dividendos. A valorização das ações quando somado com os dividendos ficaram em média, 50% maior do que se não houvesse distribuído. Os dados são da pesquisa da RIWeb, que acaba de lançar um novo produto: a calculadora de dividendos.
“Quem quer investir em uma determinada companhia de capital aberto e ainda não decidiu o quanto aplicar e nem por quanto tempo pode usar um simulador para fazer comparações. A calculadora permite projetar quanto vai render o dinheiro aplicado nas ações e também o quanto de dividendos a empresa deverá distribuir em um determinado período.”, afirma o CEO da RIWEB, Rodrigo Azevedo.
Segundo o consultor de investimentos, Clodoir Vieira, responsável pela pesquisa, o levantamento foi feito com base nas ações mais líquidas na Bolsa, com dividendo Yeld médio de 2008 a 2013 acima de 6,0. “Nos últimos cinco anos, o retorno médio das mesmas ações, sem considerar os dividendos é de 77%. Com os dividendos, o percentual sobe para 168%”, ressalta o consultor.
Para descobrir sua possível rentabilidade, o investidor deve informar o valor do investimento, a data inicial e a do resgate das ações. O resultado da simulação é dado através dos cálculos sobre a base histórica fornecida pela própria companhia, onde já contemplam os pontos onde foram pagos dividendos e seus respectivos valores. “Os cálculos levam em conta valores de referência mas, no mercado financeiro real, o investidor pode negociar as taxas cobradas pelas empresas que oferecem as aplicações (como taxa de administração e corretagem) a fim de reduzir custos e, dessa forma, obter um ganho final maior”, lembra o consultor de investimentos, ao explicar que a ferramenta auxilia na avaliação do histórico apresentado pela empresa e não em previsões de rentabilidade.