Casamento na praia é a escolha de muitos noivos, mais leve e informal

Ubatuba, SP 19/2/2020 – “O que quase todos os noivos querem, casar de chinelo, mas algumas noivas acham informal demais.” comenta Hellen.

Depois do casamento da Luciana Gimenez em Ilhabela, no dia 09 de agosto de 2006, o mercado de casamentos no litoral norte começou a receber uma procura enorme de noivos que buscavam desde casamentos simples, valorizando o amor, os sentimentos, em locais inusitados, tais como ilhas e praias desertas. Até noivos em busca de locais requintados e badalados com seus piers que garantem fotos maravilhosas, antes, durante e depois da cerimônia.

Os fornecedores desta época não estavam prontos para atender tal demanda, que surgiu da noite para o dia. Segundo Claudinei Bernardes, ex-diretor de turismo da cidade de Ubatuba, atual diretor da Ecotuba, agência de ecoturismo na cidade, em 2013 os fornecedores da região ainda estavam se organizando para conseguir atender toda a demanda. Houve um planejamento na cidade de Ilhabela juntamente com o Sebrae para capacitação do setor e fortalecimento dos serviços que não estavam sendo oferecidos. Ubatuba, cidade próxima, tentou replicar a experiência, mas na época os fornecedores de casamentos em Ubatuba eram ainda mais escassos.

Com o passar dos anos as empresas foram se especializando, novos fornecedores foram se mudando para o litoral ou ampliando seus braços de atuação. Atualmente é possível encontrar no litoral norte de São Paulo, dezenas de fotógrafos, dezenas de espaços pé na areia, dezenas de buffets, assessoras de noivas e todo tipo de fornecedor já com vasta experiência na cidade.

Com o fortalecimento do setor em toda a região que vai de Ubatuba até Bertioga, centenas de noivos começaram a procurar cerimônias de casamento pé na areia, com mais informalidade, sem desvalorizar o que é importante de verdade, a celebração do amor do casal.

Hellen Nogueira, assessora de casamento em Ubatuba, comenta que 95% dos seus clientes são de São Paulo, Campinas ou São José dos Campos. Uma assessora local pode orientar à noiva com relação ao clima da região, fornecedores confiáveis e fatores ambientais que podem influenciar um casamento na praia. Ou, como no caso da Hellen, pode oferecer um pacote de serviços para cerimônia na praia com decoração, fotografia e celebrante, tudo o que os noivos precisam para se casar na praia, pelo valor de R$ 5.000,00. A festa pós-cerimônia não está incluída, porque muitos casais preferem o DIY (do it yourself), “faça você mesmo” em português. Então colocam o tio na churrasqueira, o primo par fazer as bebidas, dentro de uma casa de temporada, reduzindo drasticamente os custos. 

Chuva, marés e sol quente.

A praia é um ambiente natural, portanto os fatores como chuva, marés e sol quente não podem ser controlados, mas podem ser previstos. Por isso que os meses de agosto, setembro, outubro e novembro são os mais concorridos para se casar na praia. De acordo com a média histórica do CLIMATEMPO nesses meses o índice pluviométrico é bem menor. Além de ser primavera, uma estação com variedade de flores para a decoração do casamento.

Com temperaturas amenas, os noivos não têm desculpa para usar chinelo na cerimônia. “O que quase todos os noivos querem, casar de chinelo, mas algumas noivas acham informal demais.” comenta Hellen.

Atualmente as intempéries da natureza deixaram de ser um problema para os casamentos na praia. Vasta é a lista de fornecedores de tendas, espaços para casamento cobertos, quiosques para casamento, pousadas para casamento. Portanto faça chuva ou faça sol, o “amor está no m(ar)” frase típica usada por noivos que se casam na praia.

Temporada de verão

O fator temporada influencia muito no circuito de casamento na praia. Além do aumento de preços nas pousadas, para todos os convidados do casamento, a praia fica cheia, o que pode atrapalhar nas fotos da cerimônia, caso seja pé na areia.

Outro fator é que os espaços de casamento, que normalmente são quiosques e pousadas, estão lotados durante o período da temporada praiana, aumentando muito os custos do aluguel de todo o espaço para a festa, ou até mesmo inviabilizando o evento.

Como a temporada expele naturalmente os casamentos, estes são agendados para o período de baixa temporada, mantendo um nível de atividade econômica em todas as cidades do litoral.

Casais surfando a onda dos casamentos

Se muitos casais procuram a praia para se casar pé na areia, muitos casais decidem morar nela para atender esta demanda, assim como o celebrante de casamentos Daniel Santos e sua esposa Hellen Nogueira, assessora de casamentos citada acima, que largaram sua vida corporativa para viver na praia realizando o sonho dos outros casais.

Daniel era executivo de vendas de uma multinacional de empilhadeiras, e Hellen era coordenadora de projetos numa multinacional aeronáutica, decidiram deixar para trás a carreira corporativa e a cidade que viviam para viver o sonho de morar na praia com a sua família em Ubatuba SP, com mais qualidade de vida e tempo livre para o seu filho, um bebê fofo de quase dois anos de idade.

Hellen foi trabalhar com seus pais na floriculturaubatuba.com.br e percebeu que o negócio casamentos era uma das áreas a serem melhor aproveitadas dentro da floricultura, se especializou, fez curso com os assessores de casamentos mais renomados do país, tais como Roberto Cohen, e mergulhou de cabeça. Hoje Hellen, assessora, e Daniel, celebrante, vivem de celebrar o amor dos casais que os procuram, uma vida cheia de amor dedicada a celebração do amor.

Mas eles não são os únicos. Caian e Luiza da Spindola filmes também fizeram a mesma transição, abandonaram São Paulo e hoje vivem em Ubatuba-SP para registrar em vídeo esses momentos tão especiais. Quando se casaram o Caian pediu para um amigo registrar o casamento em vídeo e ele mesmo foi editar. Foi assim que descobriu sua paixão por vídeos de casamento. Trabalham juntos em todas as etapas do vídeo, negociação com as noivas, captação, edição e entrega. Foram eles que fizeram essa retrospectiva 2019 dos casamentos em Ubatuba e região. (veja vídeo)

Só em 2019 foram mais de 100 casamentos realizados em Ubatuba-SP. Uma experiência acessível, um sonho que já se tornou realidade para muitos casais. Para quem quer acompanhar as tendências dos casamentos na praia vale a pena conferir o blog casamentonapraia.blog.br.

Website: https://www.casamentosubatuba.com.br/

Web Site: