Casas de veraneio podem trazer diversos benefícios para saúde e qualidade de vida

Rio de Janeiro / RJ 16/6/2020 –

Um imóvel aconchegante localizado em uma cidade litorânea pode ser uma boa alternativa para quem deseja ter sempre à disposição um lugar para descansar e curtir bons momentos de relaxamento com a família e os amigos. E como em qualquer investimento, é preciso estudar alguns itens antes de tomar a decisão de adquirir uma casa de veraneio.

Geralmente, o espaço é aproveitado para descanso nas férias, nos feriados ou em fins de semana e não para ser um endereço fixo. Ainda assim, a escolha da localização é muito importante na hora de decidir a compra. Fácil acesso à praia, ao comércio e a unidades de saúde são itens que devem ser levados em conta.

A Região dos Lagos do Rio de Janeiro é uma das localidades mais procuradas pelos cariocas para se ter uma casa de veraneio. As belas praias e o fácil acesso a lojas, mercados, hospital e pontos turísticos atraem muito interesse, principalmente neste momento de pandemia em que não é possível fazer longas viagens. Um lote no condomínio Riviera, situado numa área nobre do município de São Pedro da Aldeia e oferecido pela empresa Pró Lotes, foi a escolha de Messias Fernandes para construir a sua casa de praia. “Estava buscando na internet casas ou terrenos para comprar. Foi quando encontrei o condomínio Riviera e gostei muito da área de lazer e toda estrutura de padrão elevado do local”, conta o aposentado de 46 anos, que adquiriu o terreno em abril deste ano.

Segundo o advogado especialista em mercado imobiliário da empresa Domicílio Rodrigo Gonçalves, um benefício que pode ser adquirido com a compra de uma casa de praia é a economia com custos de viagens e passeios que, geralmente, são altos considerando os valores cobrados em hotéis e em restaurantes. “Comprar uma casa de veraneio representa um ótimo custo-benefício. Não se gasta com hospedagem e muito menos com alimentação, pois as refeições podem ser preparadas em casa”, explica o especialista.

O advogado ainda destacou que ter um imóvel próximo à praia também pode trazer uma renda extra para o proprietário. É possível aproveitar a alta temporada ou períodos em que o imóvel não estiver sendo utilizado para alugá-lo. Atualmente, o aluguel através de  aplicativo, como o Airbnb, facilita ainda mais a negociação.

“O formato de aluguel por aplicativo e por temporada é muito eficiente para o proprietário do imóvel, até mesmo mais vantajoso do que alugar da forma mais tradicional. Acredito que vai virar uma tendência esse tipo de aluguel, pois também traz vantagem para os hóspedes, que acabam pagando menos taxas e têm a liberdade de entrar e sair a hora que quiser, sem preocupação com check-in e check-out”, completa Gonçalves.

O valor que se deve avaliar um imóvel de veraneio vai além da questão financeira. De acordo com a psicóloga especialista em Terapia Existencial Humanista Alene Jaccoud, diante do estresse causado pela rotina do dia a dia nos centros urbanos, as viagens para uma casa de descanso também trazem benefícios para a saúde mental. “Uma casa de veraneio pode provocar total prazer, trazendo paz e tranquilidade, evitando o estresse e a ansiedade. E neste momento de pandemia em que vivemos, passar o distanciamento social em um lugar próximo à natureza minimiza o sentimento de medo e depressão, além de permitir que o indivíduo fique mais próximo da família”, explica a especialista.

Para a psicóloga, uns dias de diversão na casa de praia podem reforçar os laços familiares. “Os pequenos momentos da vida, que no dia a dia passam despercebido, como um almoço em família, uma brincadeira, um dia de lazer na piscina, em uma casa de praia podem voltar e tornam-se um evento prazeroso, dando valor a algo que antes nem se enxergava ou que não se tinha paciência para fazer. O laço familiar fica mais espesso, fazendo com que as crianças e os adolescentes desta família tenham um bom rendimento no seu caminhar e até mesmo na sua vida escolar”, finaliza Alene Jaccoud.

Website: http://www.prolotes.com

Web Site: