Cenário de incertezas abre espaço para discussões sobre a vida pós-pandemia inspiradas em diferentes pontos de vista

30/4/2020 –

A pandemia abre o palco para os extremos: desde o egoísmo ou necessidade de se sentir protegido de quem compra todo o álcool em gel da farmácia até a preocupação com o isolamento (de dois lados: quem pode e quem não pode se isolar), dentre tantas outras discussões defendidas sempre com bons argumentos, dependendo apenas do ponto de vista. Ponto de vista pode estar relacionado com posicionamento e alcance de visão a partir dele, advindos das vivências de cada um, certo? Pois bem, em meio a esse contexto, no mês de março, foram abertas as portas virtuais da Primeira Academia Digital de Pluralidade da América Latina, onde os conteúdos e discussões giram em torno dos conceitos e aplicações da pluralidade, a partir de temas como diversidade, perspectivas, lugares de fala e pontos de vista.

Frente ao cenário de incertezas, é preciso fomentar discussões sobre o presente e o futuro, para que estejam todos preparados para enfrentar o que nos acomete, bem como para o momento de virada. E, mais do que nunca, nesse momento, o respeito à pluralidade de ideias pode tornar as discussões mais assertivas. “Uma das preocupações centrais da Academia é estar conectada com o que está ocorrendo na sociedade e ser parte ativa do processo de transformação, instigando discussões oportunas”, comenta Leonardo Carvalho, um dos sócios da FourAll, consultoria responsável pela Academia.

A equipe da FourAll criou um espaço colaborativo onde pessoas diferentes podem estudar e trocar experiências e conhecimentos sobre essas diferenças, fomentando a importância da pluralidade para o atingimento de objetivos comuns e a geração de valor e inovação. E os primeiros depoimentos revelam que estão no caminho certo.

Fabiana Vaz, consultora de RH e membro do primeiro grupo da PlurAll Academy, já aplicou o conteúdo de algumas aulas em seu trabalho e realizou uma live em parceria com a Sylvia Terra da FourAll sobre o tema “Diferentes Gerações no Mercado de Trabalho”. Segundo Fabiana, “os temas abordados na PlurAll Academy levam à importantes reflexões, servindo de inspiração para a abordagem em nossas vidas pessoais e profissionais. Gratidão por participar deste projeto!”.

A PlurAll Academy já publicou mais de 40 aulas sobre temas relacionados à Diversidade e tem na agenda pelo menos um webinar por mês, aproximando ainda mais membros e conteudistas, que interagem regularmente através dos fóruns em cada aula. Um dos próximos webinários terá como tema “A visão plural de uma crise singular”, quando se pretende discutir como o respeito à pluralidade de ideias pode ajudar pessoas e organizações a lidarem com a crise e se reestruturarem no pós-crise.

Tendo o futurista Jacob Morgan como uma de suas inspirações, o time da FourAll assegura que a citação “Em um mundo movido pela tecnologia, SER HUMANO nunca foi tão importante” é a chave da virada para que estejamos prontos para esse futuro quando a pandemia passar. Ana Ulysséa da FourAll, que é psicóloga de formação, complementa que o ser humano é complexo por natureza e por isso é tão importante analisar seu perfil a partir de diferentes perspectivas. “Em umas das aulas, explicamos que os seres humanos são diversos; são diferentes uns dos outros ainda que haja similaridades; vivem em sociedade, seguindo ritos e códigos ditados por suas comunidades. Mas nós, humanos, somos seres únicos e especiais, insubstituíveis em toda a nossa singularidade pois não há outro que seja 100% igual a mim. Assim seguimos nos agrupando por afinidades e acreditando que somos iguais. Mas não, somos diferentes em essência. E isso nos torna complementares, plurais.” E neste momento, quando se pode observar como a crise impacta de forma diferente pessoas que parecem igualmente afetadas pela pandemia, percebe-se o valor da pluralidade de visões.

A PlurAll Academy vai abrir mais um lote de inscrições em maio, ainda com condições especiais, para dar acesso à profissionais e gestores de todas as áreas a um conteúdo que pretende expandir conhecimentos, possibilidades e abrir novos caminhos para todos. Quem quiser entrar na fila para esse lote, deve acessar http://academia.fourall.co .

Website: http://academia.fourall.co

Web Site: