Cerveja artesanal é a nova sugestão de presente de Natal

Campinas, SP 5/12/2019 – A cerveja artesanal além de ser uma cerveja diferente do convencional, repleta de aromas, cores e sabores diferentes, ela também pode ser um grande presente.

Chegou o momento do ano de comprar os presentes de Natal, tanto para presentear familiares quanto participar de um amigo secreto. É nesta hora que surgem muitas dúvidas do que comprar.

A cerveja artesanal pode ser uma grande oportunidade para presentear neste Natal. Além de ser uma cerveja diferente do convencional, repleta de aromas, cores e sabores diferentes, ela também pode ser um grande presente.

Em geral as embalagens e rótulos trazem histórias, dicas de harmonização, desenhos e artes bem trabalhadas, totalmente avesso ao tradicional. Além de garrafas e rótulos diferentes, é muito comum encontrar KITs para presente já montados ou à escolha do cliente.

Uma taça e uma garrafa. Um copo tipo PINT e uma cerveja tipo IPA. Ou seja, um KIT com uma ou mais cervejas e o copo adequado para servir àquele estilo. Camisetas com a artes dos rótulos das cervejas também são bem comuns, assim como abridores, pôsteres, quadros e até mesmo cestas com vários itens personalizados.

Growler: o sucesso do momento.

Growler nada mais é que um garrafão que pode ser abastecido com chope várias vezes nas cervejarias, Tap Houses, pubs ou empórios e assim, ser um grande presente. O Growler pode ser de cerâmica, vidro, alumínio ou aço inox.

Ele tem uma boa tampa que garante manter a pressão e carbonatação do chope entre 3 a 5 dias até abrir, se mantido refrigerado. Depois de aberto, a cerveja tem que ser consumida o mais rápido possível para ter o produto, o chope, na forma mais fresca possível. O fato de ser reutilizável por tantas vezes que possível, claro que se sempre bem lavado e não deixando ter trincas ou quebras, o torna amigo do meio ambiente, pois evita o descarte de plásticos, vidros ou latas.

Existem vários modelos, fabricantes e volumes disponíveis no mercado. E para presentear amigos(as) e parentes é uma ótima opção! Afinal, todo mundo merece tomar uma boa cerveja artesanal em forma de chope direto do próprio Growler.

Mais sobre o mundo das cervejas artesanais.

E para aqueles que ainda não estão tão familiarizados com o tema cerveja artesanal, ou acham que é modinha, a seguir, será apresentado um pouquinho desse mundo das cervejas artesanais. A cerveja artesanal é um movimento que já se solidificou nos EUA e Europa e que teve início no final dos anos 70 a início dos anos 80, dependendo de cada região.

Já no Brasil, esse movimento começou nos anos 90, com maior fortalecimento nos últimos 10 anos. Ele teve como fator propulsor a maior facilidade em comprar insumos importados (malte, lúpulo e levedura) e, também o interesse do público consumidor em experimentar cerveja feita na própria cidade ou bairro, com características totalmente distintas das “convencionais”, ou seja, a famosa cerveja clara, filtrada, leve, sem aroma e baixíssimo amargor.

Hoje, a cerveja artesanal permite que sejam feitos mais de 200 estilos diferentes. Todos estes tipos diferentes de cervejas apresentam cores variando do tradicional amarelo claro, passando pelo acobreado, vermelho caramelo até chegando no tom escuro do café. O teor alcoólico, ou ABV (em inglês alchool by volume), pode ser menor que o tradicional 5% nas cervejas tipo Session ou Sour e pode chegar acima dos 10% em Triple IPAs, Belgian Tripel e Imperial Stouts.

Outra caraterística notável na cerveja é o amargor (IBU é um índice que mede o teor de amargor de uma cerveja) que tem nas IPAs o grande exemplo na mudança do paladar e consumo. Quem imaginaria, 10 anos atrás, que hoje poderia estar apaixonado por cervejas acobreadas na cor, com aroma cítrico que remete à maracujá e que tem um amargor altíssimo? Pois é, essa é a India Pale Ale na essência. O IBU falado anteriormente significa International Bitterness Unit, ou seja, unidade de amargor internacional.

Mas afinal, onde encontrar tudo isso?

Nesse fim de ano, as pessoas podem procurar nas próprias cidades ou bairros por locais que vendem cervejas e itens correlacionados ao mundo das cervejas artesanais. Este local pode ser a cervejaria mesmo, onde é produzida a cerveja, ou uma Tap House/Tap Room (em geral são bares das cervejarias) e em empórios especializados em bebidas. Nestes estabelecimentos, certamente, terão boas oportunidades de excelentes presentes que começam em R$ 10,00 podendo chegar a R$ 300,00.

Fonte: www.cervejariacampinas.com.br

Website: https://www.cervejariacampinas.com.br/