CERVI – Há 12 anos reestruturando vidas

São Paulo, SP 14/2/2013 – “Ao contrário do que muitas pessoas pensam esta não é uma aflição característica de adolescentes, no CERVI constatamos que acontece com mulheres de diferentes classes e idades, inclusive, com as casadas”.

Uma organização destinada para apoiar, cuidar e acolher a mulher em um dos seus momentos mais lindos, mas que também pode ser desesperador. Esta é a principal missão do CERVI – Centro de Reestruturação para a Vida – uma entidade não governamental que há doze anos presta assistência integral à mulheres que passam por uma gravidez inesperada.
A gravidez inesperada é uma realidade para muitas mulheres, independente da faixa etária, do estado civil e do grau de escolaridade.
Rose Santiago, diretora executiva do CERVI, conta que “ao contrário do que muitas pessoas pensam esta não é uma aflição característica de adolescentes. É muito comum atendermos mulheres casadas que engravidam de um segundo ou terceiro filho e se apavoram porque não fazia parte do planejamento do casal e isso acontece mesmo entre pessoas com boas condições financeiras ou ainda mulheres que estão em processo de crescimento na carreira e diante desta possibilidade entram em desespero, entre vários outros casos”.
O CERVI já atendeu mais de nove mil mulheres. O processo de assistência inclui acompanhamento com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfim, uma equipe multidisciplinar que auxilia voluntariamente, somada a alguns hospitais e laboratórios na cidade de São Paulo. As pessoas menos favorecidas também recebem auxilio para alimentação e enxoval, entre outros.
Entre os principais serviços disponibilizados pela organização estão: teste de gravidez gratuito, encaminhamento médico e para exames laboratoriais (com preços conveniados pagos diretamente aos laboratórios), aulas de cuidados do bebê, grupo de estudo para cuidados neo-natal e sinais de parto para futuras mamães; palestras sobre gravidez e prevenção de DST’s (doenças sexualmente transmissíveis) para escolas e grupos variados, além de acompanhamento para depressão pós-parto, pós-aborto e para vítimas de abuso sexual, entre outros.
O trabalho do CERVI é ainda mais interessante porque é uma entidade que valoriza a vida, em um país em que o aborto é crime, mas que, na maioria das vezes, aparece como a primeira solução para uma gravidez inesperada. Dados mostram que no Brasil a cada minuto são cometidos oito abortos. Segundo a Pesquisa Nacional do Aborto realizada recentemente pelo Ibope cerca de 5,3 milhões de brasileiras entre 18 e 39 anos já praticaram o aborto e este grupo se distribui de modo uniforme entre todas as classes sociais, mulheres de diferentes religiões e quem já teve filhos.
O CERVI disponibiliza todos os atendimentos de forma gratuita, sendo mantido por doações voluntárias de pessoas físicas e jurídicas.
Outras informações sobre o CERVI podem ser obtidas pelo telefone 3822-2001.

Website: http://www.comunicarte.inf.br

Web Site: