Chás contribuem para o aumento da imunidade e protegem o aparelho respiratório

Curitiba, PR 22/6/2020 – O chá Laví Tea Aconchego atua no combate dos sintomas de gripes, resfriados, tosse e dores de garganta. É um remédio natural.

Em época de pandemia e de tanta fake news falando sobre o que pode combater problemas de saúde, uma coisa é certa: fortalecer o sistema imunológico é essencial para minimizar a chance de se contrair doenças. Entre os aliados do corpo humano está o chá, também utilizado com função medicinal. O Lavi Tea Aconchego, da Água da Serra, é um blend voltado a ajudar no fortalecimento do sistema imunológico.

Em época de pandemia e de tanta fake news falando sobre o que pode combater problemas de saúde, uma coisa é certa: fortalecer o sistema imunológico é essencial para minimizar a chance de se contrair doenças. Entre os aliados do corpo humano está o chá, a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água, e que há milênios é utilizada com função medicinal.

Além de ser importante para a hidratação, o chá tem propriedades terapêuticas que variam de calmante à proteção do coração, passando pela melhora de infecções de garganta e até auxílio no emagrecimento. E são vários os tipos, usos e indicações dos chás.

“Quase todos os chás, 99% deles, têm ações antioxidantes, ou seja, ajudam a eliminar os radicais livres do nosso organismo. Quando eliminamos essas moléculas, nossas células ficam mais fortes para combater vírus, doenças”, afirma a especialista em produtos naturais e consultora da indústria de bebidas não alcoólicas Água da Serra, Chela Karina Acosta.

Diversas pesquisas mundiais comprovam os benefícios de se beber chás. A mais recente, divulgada no início deste ano, e publicada no European Journal of Preventive Cardiology, da Sociedade Europeia de Cardiologia, afirma que tomar chá, ao menos três vezes por semana, reduz os riscos de derrames fatais e doenças cardíacas em 56% e em 29% os riscos de morte por outras causas.

Um dos chás mencionados pelo estudo é o verde, produzido a partir da folha da Camellia sinensis, rico em flavonoides e catequinas. “Estes compostos têm funções antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana e antiviral, o que tornam o chá verde um poderoso parceiro contra doenças, não é à toa que é o chá mais consumido”, explica Chela.

Outros chás que também ajudam a melhorar a imunidade são o de abacaxi, que atua como expectorante; o de gengibre, também expectorante e bactericida, cuja função é proteger o aparelho respiratório; e o de anis estrelado, que além de anti-inflamatório tem propriedade antifúngica, sendo indicado no tratamento de gripes e resfriados.

Mistura para fortalecimento do sistema imunológico

A junção de compostos diferentes potencializa os efeitos medicinais de um chá e faz com que a bebida atue em diversos sintomas. Pensando nisso, a Água da Serra criou o  Lavi Tea Aconchego, especialmente voltado a ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. A mistura tem laranja, limão, hortelã, capim-cidreira com gengibre, canela e cravo. “O chá Laví Tea Aconchego atua no combate dos sintomas de gripes, resfriados, tosse e dores de garganta. Possui propriedades anti-inflamatórias e termogênicas, é um remédio natural”, afirma a especialista.  

Como preparar um chá?

Os chás de sachês devem ser feitos com água quente, não fervente, entre 70 e 85 graus celsius. A água chega a esta temperatura no momento em que começam a aparecer as primeiras bolinhas. Deve-se colocar o sachê em uma xícara, despejar a água e cobrir o recipiente por 5 minutos para então tomar. A indicação é consumir ainda quente para se aproveitar todas as propriedades da bebida.

Mercado em expansão

Entre 2010 e 2019, o consumo de chás no Brasil aumentou 53% per capta segundo dados da Passport Euromonitor International. De olho nesses consumidores e compreendendo que a questão da saudabilidade é uma tendência mundial, a Água da Serra decidiu investir no produto e criou a marca Laví Tea. “Criamos a marca porque percebemos uma excelente oportunidade. Entre 2020 e 2025 o mercado deverá crescer em torno de 8% por ano”, destaca o superintendente da indústria Eymard Frigotto. Os dados mencionados são do Relatório de Bebidas Quentes 2020 – Chá, da plataforma Statista, que ainda apresenta informações sobre o crescimento mundial do setor até 2025. “É um momento propício para o consumo de chá, então estamos prevendo um aumento de 25% nas vendas do nosso produto já nos próximos meses”, destaca Frigotto.

Sobre a Laví Tea

Lançada em 2019, pela indústria catarinense de bebidas Água da Serra, a marca Laví Tea acompanha uma tendência mundial de mercado: a da saudabilidade. São 30 sabores e três formatos: sachê, solúvel em água fria e pronto para beber. Os produtos estão à venda em estabelecimentos físicos de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e também pela loja virtual www.loja.aguadaserra.com.br.

Website: http://www.loja.aguadaserra.com.br.

Web Site: