Chef catarinense é o primeiro brasileiro a integrar cozinha internacional

Itapema, Santa Catarina 9/4/2013 – O The Fat Duck foi pioneiro na forma de apresentação dos pratos. Hoje, é o 13o melhor restaurante do mundo, mas por três anos seguidos foi o melhor

O catarinense Gustavo Piffer, de 23 anos, foi surpreendido nesta semana por uma notícia que deve marcar a sua trajetória na gastronomia. Natural de Florianópolis e criado em Blumenau, o chefe de cozinha recebeu o convite para trabalhar durante dois meses na Inglaterra, sendo um mês no The Fat Duck, restaurante inglês eleito por três anos consecutivos o melhor do mundo, e outro no Dinner, ambos comandandos pelo chef Heston Blumenthal. “É a realização de um sonho”, confessa Gustavo, que tem o logotipo do The Fat Duck tatuado na panturrilha e tem em Blumenthal uma de suas principais fontes de inspiração.

O convite surgiu do sommelier que trabalha com Heston Blumenthal, João Pires, durante visita ao restaurante Indaiá, em Itapema, onde Gustavo comanda a cozinha e é sócio. Na ocasião, João provou e surpreendeu-se com as criações do catarinense, que já tem data para ingressar no time de Heston Blumenthal: 1o de julho. Até lá, muita expectativa: “O The Fat Duck foi pioneiro na forma de apresentação dos pratos. Hoje, é o 13o melhor restaurante do mundo, mas por três anos seguidos foi o melhor”, diz Piffer.

Heston Blumenthal é considerado o maior chefe de cozinha do Reino Unido e, para alguns especialistas, um dos mais técnicos do mundo. Conhecido com um “alquimista culinário”, Blumenthal tem sua experiência dedicada à cozinha molecular. Trabalhou com historiadores de alimentos, perfumistas, fisiólogos e bioquímicos para explorar a viagem sensorial que provocam os diferentes sabores e texturas. O The Fat Duck é o seu segundo restaurante, e fica situado em Bray, pequeno vilarejo em Berkshire, nos arredores de Londres. O restaurante é um dos únicos três no Reino Unido e Irlanda que já receberam três estrelas do Guia Michelin. Já o Dinner fica no suntuoso Hotel Mandarin Oriental no Hyde Park, em Londres, e em 2012 ficou em 9o lugar no prêmio “San Pellegrino Worlds 50 Best Restaurant Awards”.

A experiência promete mudar a visão do catarinense, que pretende levar produtos brasileiros para sua estadia em Londres. “Quero mostrar nossa cultura, o que temos de importante no Brasil”, conclui Gustavo. O chef dedica-se às panelas desde pequeno, e teve rápida ascensão na gastronomia catarinense graças ao sucesso do seu restaurante, o Indaiá, que, entre outros títulos, recebeu o prêmio de melhor fondue de Santa Catarina pela revista Guia 4 Rodas. No seu trabalho, defende a culinária regional com toque diferente: “aprecio usar ingredientes locais com um novo ponto de vista gastronômico”.

Website: http://www.atrecomunicacao.com.br

Web Site: