Cinco dicas para comer sem culpa nas festas de fim de ano

21/12/2020 –

Comer com atenção e evitar restrições severas estão entre as estratégias da nutricionista para manter o equilíbrio na alimentação durante as comemorações

Nem mesmo o isolamento da pandemia vai anular os desafios de manter a alimentação equilibrada nas comemorações de fim de ano. Em uma mesa para dois ou pouco mais há opções saborosas e calóricas dos típicos pratos do período, sem contar os brindes que acabam acontecendo por dias consecutivos. Como é possível aproveitar tudo isso sem exagero e o arrependimento do dia seguinte? A seguir, a nutricionista Valentina Slaviero, parceira da FIT FOOD, dá uma série de dicas para desfrutar da mesa e dos drinks festivos sem se privar nem exagerar:

Na mesa de aperitivos

O ideal é escolher aperitivos leves e ricos em nutrientes como azeitonas, castanhas e amêndoas sem sal e queijos curados, como canastra, meia cura, cabra ou búfala. Outras opções interessantes são vegetais cortados em palitos, legumes desidratados, tomates cerejas, leguminosas assadas crocantes, como grão de bico e edamame, e pastinhas com biscoitos de arroz. “Fuja do amendoim crocante, embutidos e torradas com glúten”, alerta Valentina.

No banquete principal

Começar servindo uma salada proporciona mais saciedade e diminui o apetite exagerado pelos itens mais calóricos. Vale também escolher alimentos assados, considerando as carnes magras. “A carne de peru é a mais leve em calorias. Se a pele for retirada no consumo, o valor calórico é reduzido em 30%”, conta a nutricionista. Preferir também frutas frescas e sucos naturais, que são ricos em minerais e fibras, no lugar de refrigerantes. “Frutas cristalizadas são calorias vazias. Evite consumi-las”, acrescenta.

Entre as sobremesas

É possível comer uma porção sem culpa. “Escolha uma que você realmente gosta e se delicie com uma porção. Se preferir, leve seu chocolatinho com cacau acima de 70% na bolsa”, recomenda Valentina.

No dia seguinte

“Se ainda sim a sensação for de estômago e corpo pesados, vale dar um descanso para seu trato gastrointestinal”, recomenda a nutricionista. Ela sugere aumentar o consumo de água e tomar chás como erva doce, hortelã, hibisco, cavalinha, centelha asiática ou chá verde que são digestivos e diuréticos. Um suco verde feito de couve com água de coco natural também pode aliviar o desconforto do dia seguinte com mais facilidade. “Não é necessário fazer uma dieta detox. A alimentação sai fora da rotina por um período curto e o corpo consegue dar conta”, acrescenta.

Não se privar

Vale lembrar que é possível comer tudo que sentir vontade sem sentir nenhuma culpa depois. “O importante é comer o que gosta com atenção, consciência e equilíbrio. Muita restrição e dietas severas no pré e pós-festas podem levar a quadros de ansiedade e compulsão alimentar.”, alerta Valentina.

Website: http://www.fitfoodbrasil.com

Web Site: