Cirurgião Plástico que já fez milhares de Reconstruções de Mama se emociona ao falar da técnica para o Outubro Rosa

São Paulo, SP 16/10/2019 – É uma etapa muito gratificante do tratamento e do meu trabalho, é o momento de resgatar a dignidade e autoconfiança que podem ter sido abaladas

Cirurgião Plástico há quase 30 anos, o Prof. Dr. Alexandre Katalinic é referência em reconstrução de mama e se emociona ao falar sobre o resgate da autoestima das pacientes.

Médico cirurgião plástico há quase 30 anos, o Prof. Doutor Alexandre Katalinic foi preceptor de dezenas de Cirurgiões Plásticos e já operou milhares de pacientes, que precisaram ser submetidas a uma reconstrução de mama em virtude do Câncer de Mama, fala um pouco de sua experiência para as mulheres no Outubro Rosa.

Apesar de realizar vários outros tipos de cirurgias plásticas predominantemente estéticas, em pacientes que chegam ao seu consultório, em São Paulo, o Dr. Alexandre Katalinic é referência quando o assunto é cirurgia plástica da mama, em especial a Reconstrução de Mama. Com publicações em revistas e livros médicos nacionais e estrangeiros, Mestrado, Doutorado e diversas aulas dadas em congressos nacionais e internacionais, é médico titular de um dos maiores hospitais de câncer do mundo há 25 anos e se emociona ao falar de Reconstrução de Mama:

“É uma etapa muito gratificante do tratamento e do meu trabalho, é o momento de resgatar a dignidade e autoconfiança que podem ter sido abaladas com o longo e traumático tratamento do câncer de mama, um importante momento na vida da mulher.”

A reconstrução pode, mas nem sempre é possível de ser feita imediatamente após a retirada da mama pela equipe da Mastologia, havendo casos em que a melhor indicação é sua realização após alguns meses ou anos, concluído o tratamento oncológico. Pode-se usar prótese de silicone ou tecidos da própria paciente, como por exemplo, o músculo Grande Dorsal, que é trazido das costas para a região peitoral, recompondo o volume perdido pela retirada total da mama – a Mastectomia. Ainda vale ressaltar que, na maioria dos casos, uma segunda cirurgia é necessária para completar a primeira.

A cirurgia de reconstrução de mama é longa e difícil, exigindo do médico preparo físico para enfrentar com concentração o prolongado período de centro cirúrgico e perícia técnica para sua correta execução. O Dr. Katalinic não considera adequada a separação entre Cirurgia Plástica Estética e Reparadora, “Existem as predominantemente estéticas ou reparadoras, mas todas as cirurgias plásticas tem ambas as características. Claro que o resultado de uma reconstrução pode ficar aquém de uma cirurgia predominantemente estética, devido ao defeito causado pela retirada do tumor.”

O câncer de mama ainda é um dos mais frequentes nas mulheres e o diagnóstico precoce do câncer é essencial. O Outubro Rosa é um mês de lembrança simbólica acerca da regularidade dos exames, mas é claro que podem ser realizados em outra época do ano. O importante é estar em dia. Os exames básicos são mamografia e ultrassom das mamas.

A cirurgia plástica brasileira é uma das mais reconhecidas do mundo, pela excelência dos profissionais. A especialidade é tão complexa que para ser Cirurgião Plástico o médico precisa, antes, ser Cirurgião Geral, após ter cursado dois anos de residência. Somente depois, pode fazer a residência de Cirurgia Plástica, que dura mais 3 anos. Para sua segurança, procure sempre um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pelo site www2.cirurgiaplastica.org.br é possível consultar pelo nome do seu médico.

Website: http://www.plasticakatalinic.com.br

Web Site: