Clínica de recuperação para dependentes químicos: qual a sua função?

São Paulo – SP 7/1/2020 – A Clínica Restituindo Sonhos possui unidades em várias cidades brasileiras e conta com equipes de profissionais altamente qualificados.

A grande maioria das pessoas já ouviu falar em clínica de recuperação para dependentes químicos. Ou simplesmente clínica de recuperação. Ou ainda clínica de reabilitação, centro de reabilitação ou recuperação, casa de recuperação. Enfim, os termos podem variar, mas têm o mesmo significado.

No entanto, pouca gente sabe exatamente como uma clínica de recuperação para dependentes químicos funciona. Muitas ideias distorcidas, baseadas em “achismos”, sem fundamento, são espalhadas em conversas aleatórias. Ou pior ainda. O assunto é completamente ignorado.

Na verdade é difícil dizer qual é pior: ignorar o assunto ou espalhar desinformação. Mas uma coisa é certa: os dois são ruins.

Algumas pessoas podem até imaginar que a clínica de recuperação para dependentes químicos é um local ruim, semelhante a uma prisão. Principalmente em ocasiões onde o dependente químico é internado através de internação compulsória ou internação involuntária. Ou seja, quando é internado contra sua vontade.

Sem dúvida deve haver clínicas de recuperação para dependentes químicos com qualidade inferior onde os pacientes não são tratados com o devido respeito. Mas isso não é um padrão das clínicas de reabilitação. Muito pelo contrário.

A clínica de recuperação tem o objetivo de dar auxílio ao dependente químico, prestando toda a ajuda necessária para que se recupere o quanto antes e volte a ter uma vida normal.

A clínica de recuperação é o hospital do dependente químico. Pode-se dizer que ela é melhor que um hospital convencional, pois possui mais recursos e uma estrutura mais adequada para o tratamento do dependente químico.

Tratamento para dependentes químicos

O tratamento para dependentes químicos não pode ser realizado em um local melhor do que na clínica de recuperação. Como foi dito anteriormente, um hospital comum não possui estrutura para realizar esse tipo de tratamento. 

Obviamente que em caso de emergência, o dependente químico pode e deve ser levado a um hospital para receber os primeiros socorros. Mas falando de tratamento, o local apropriado com certeza é a clínica de recuperação.

Quem é o dependente químico?

O dependente químico possui uma doença. Por falta de conhecimento, muitas pessoas têm preconceito e pensam que o problema não é uma doença e sim um desvio de caráter ou algo semelhante. Principalmente quando indivíduo se sujeita a cometer crimes como furtos, assaltos, tráfico de drogas, prostituição e até mesmo homicídios, tudo para sustentar o vício.

Isso acontece porque a dependência química é um transtorno mental e faz com que ele tenha atitudes que normalmente não teria caso estivesse com a mente saudável.

O cérebro do dependente químico pede a substância como se fosse um grito desesperado em sua cabeça e enquanto ele não faz o que o cérebro pede, o grito não cessa. Por isso que a pessoa acaba cometendo crimes para que aquele grito seja silenciado. Além de crimes contra terceiros, o dependente químico também pode atentar contra a própria vida, com tentativas de suicídio.

Dependência química: literalmente uma doença

A dependência química é literalmente uma doença, inclusive encontra-se no CID 10 da OMS (Organização Mundial da Saúde) com o código F19, que refere-se transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas.

A dependência química, além de afetar a saúde mental, física e emocional de uma pessoa, também afeta direta ou indiretamente a família do dependente químico, inclusive podendo causar a codependência. Como o próprio nome sugere, a codependência refere-se a alguém que tem sua saúde abalada devido a algum dependente químico na família.

Por exemplo, uma mãe que tem um filho dependente químico pode ficar doente por esquecer de sua própria vida e querer apenas cuidar do filho, ou sentir-se culpada pela situação em que ele se encontra.

Outro exemplo para ilustrar, seria uma mulher com um marido alcoólatra. Que apenas se sente bem quando está fazendo algo pelo cônjuge. E vendo que mesmo fazendo de tudo, não consegue resultados e isso a faz sentir-se mal, podendo ficar doente. Essa é a codependência.

Clínica de recuperação para dependentes químicos particulares x gratuitas

Existem clínicas de recuperação para dependentes químicos particulares e gratuitas. A princípio, os familiares podem optar por uma clínica de recuperação gratuita, pois a situação financeira da maioria das famílias brasileiras não é das melhores.

Além dos profissionais envolvidos no tratamento dos dependentes químicos, é necessário que a clínica de recuperação possua um ambiente seguro, tranquilo e confortável. Tudo isso ajuda e muito na reabilitação do paciente. E manter uma clínica de recuperação com um alto padrão de qualidade não é fácil. Os gastos são muitos.

Tanto é que as clínicas de recuperação gratuitas, em sua maioria, necessitam de muitos voluntários, tanto profissionais doando seus serviços e seu tempo, quanto pessoas da comunidade ajudando com dinheiro ou qualquer outro objeto que seja útil. 

Essas clínicas fazem um excelente trabalho, na medida do possível, pois nem sempre conseguem atender a grande demanda de pacientes dependentes químicos, seja por falta de estrutura do local ou por falta de recursos financeiros.

Por isso as clínicas de recuperação para dependentes químicos particulares precisam cobrar valores relativamente altos. Para proporcionar um atendimento de grande qualidade e assim otimizar o tratamento e a recuperação dos pacientes.

Vale lembrar que o tratamento para dependentes químicos resume-se em salvar vidas. Não há dinheiro que pague ver um filho com uma vida saudável, longe das drogas. Não há dinheiro que pague ver um casal feliz onde ambos não são dependentes de álcool ou qualquer outra droga. Não há dinheiro que pague ter uma vida recuperada, resgata, reabilitada. Essa é a função da clínica de recuperação para dependentes químicos.

A Clínica Restituindo Sonhos possui unidades em várias cidades brasileiras e conta com equipes de profissionais altamente qualificados, visando sempre o bem-estar e a reabilitação de seus pacientes.

Telefone: (11) 94277-1870

WhatsApp: (11) 97333-2909

https://tratamentoalcoolatras.com.br/

Website: https://clinicasrestituindosonhos.com.br/

Web Site: