Cloud Facilities reinventa gestão de infraestrutura

25/4/2013 – Fizemos um sistema de gestão para o profissional que precisa gerir facilities em sua essência, não apenas voltado para o gestor técnico de manutenção. Esta é uma solução dificilmente encontrada no mercado

Os gestores de facilities estão habituados a encontrar no mercado nacional sistemas extremamente complexos e técnicos. São muitas telas e funcionalidades, das quais, unanimidade entre os profissionais das áreas de gestão, muito pouco é utilizado no dia-a-dia. Adicione ao cenário longas implantações, além de várias destas opções serem de outro País, resultando em customizações e custos altos.
A experiência anterior dos executivos em outras empresas motivou o desenvolvimento de um novo modelo de sistema para gestão de facilities pela Doctor Joe Technology Care. “Conhecemos os softwares disponíveis e sua complexidade”, diz Arthur Motta, CIO da empresa. Por já terem estado do outro lado da mesa neste setor, os sócios da empresa, Motta e César Camargo, COO, já buscaram essa solução em outros momentos de suas vidas profissionais e sempre encontraram mais do mesmo. À frente da operação da Doctor Joe, desenvolveram um produto que atende a demanda de forma ágil, simples e acessível. “Fizemos um sistema de gestão para o profissional que precisa gerir facilities em sua essência, não apenas voltado para o gestor técnico de manutenção. Esta é uma solução dificilmente encontrada no mercado”, explica Camargo. Estima-se que entre 40% e 50% das funcionalidades nos softwares existentes sejam pouco utilizadas por estes gestores, ou seja, paga-se muito por algo que não é necessário.
O sistema segue os padrões de todas as soluções desenvolvidas pela empresa, 100% em nuvem e com acesso via web. Não há investimento em infraestrutura, já que a plataforma é SaaS (paga como serviço). Entre as muitas funcionalidades está o módulo de Chamados, onde o solicitante da ordem de serviço é informado sobre a evolução do chamado por email e/ou SMS, e que contempla pesquisa de satisfação enviada automaticamente ao seu encerramento. “Por ser via web, o acesso de todos os profissionais e empresas que participam do ciclo está integrado. O aplicativo é centralizado, absolutamente funcional e viável financeiramente”, define Motta. Vale ressaltar que a solução atende tanto empresas de manutenção quanto gerenciadores e gestores, já tendo sido testada nos dois universos.
Um sistema de gestão de facilities no conceito atual é quase inviável para empresas de pequeno e até médio porte. Estas empresas não têm volume de informação para abastecê-lo e seu investimento é alto. “Este é um fator importante a ser considerado, já que nosso modelo comercial é ‘pay-per-use’ (pagamento mensal como serviço). Nossa solução permite que estas empresas tenham acesso a tecnologia”, explica Camargo. Através de benchmarks na indústria, a Doctor Joe considera que o custo do aplicativo esteja em um nível bastante inferior ao do mercado tradicional de softwares para gestão de facilities.
Apesar da similaridade do processo em todas as empresas, não há como escapar da customização do sistema, que está contemplada no custo do serviço em todas as etapas. “Temos consciência de que não existe perpetuidade em sistemas. Mesmo atendendo a grande maioria das empresas com pequena customização para implantação, sabemos que em alguns meses a atualização em função de alterações de processos será necessária”, esclarece Motta. O modelo de desenvolvimento é precedido por uma rápida consultoria, o que faz o processo ser totalmente natural e intuitivo. “Nosso sistema é, de fato, muito aderente ao setor como um todo. Não foi feito para uma empresa, mas para o mercado”, completa o COO da empresa, Camargo.
Outro destaque do aplicativo apresentado pela Doctor Joe é o curto período de implantação, estimado entre 1 e 3 meses, dependendo da complexidade da operação do cliente.
A cereja do bolo fica por conta da opção de contratar junto à solução o serviço de atendimento completo, com equipe dedicada de call center para atendimento das solicitações.

Website: http://www.oficinadaimprensa.com.br/#!news/cpgj