Coisas que levei um tempo para aprender: portabilidade de financiamentos imobiliários

25/4/2013 –

Dois amigos estavam conversando sobre financiamento de imóveis, quando eles compararam os juros pagos por mês. O primeiro amigo paga 1,5% a mais que o segundo. Colocando na ponta do lápis, a diferença revoltou o que gasta mais dinheiro. Desde 2006, é possível transferir a dívida de um banco para outro com melhores condições. Nesse período, a portabilidade de crédito nunca foi estimulada, essas operações são as que resultam maior lucro aos bancários brasileiros. Nos Estados Unidos, a rentabilidade não passa da metade da dos bancos do Brasil.

Por esses motivos, muitos brasileiros não sabem da portabilidade. No entanto, aqueles que possuem o conhecimento também devem estar atentos, os bancários criam armadilhas para juntar o máximo de dinheiro do cliente. Inicialmente, verifique todas as informações do novo financiamento. Muitas vezes os imóveis encarecem e o banco aumenta o Custo Efetivo Total do imóvel. Em outras palavras, você paga menos juros, mas irá pagar mais caro na casa, pois ela já se valorizou. Observe esses valores atentamente, as vezes você muda de banco e acaba pagando mais caro ainda. O aumento do número de parcelas também é um indício forte de que o financiamento não é vantajoso.

A respeito do pagamento ao banco anterior, deve ser feito pelo banco atual e não pelo cliente. Isso não se caracteriza como portabilidade o deixa o banco livre para pagar taxas que antes não poderiam ser cobradas. Lembre-se, você não deve pagar nada por essa transferência de valores, nenhuma taxa, nenhum imposto como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Essa regra não é válida para os casos de aumento do valor emprestado (ampliação do financiamento).

O cliente não é obrigado a fazer conta corrente na agência para a portabilidade ser aprovada.. Quando existe depósito direto em contra isso é necessário, mas do contrário a obrigação de contratação desse ou outros serviços implica em venda casada, prática considerada abusiva. O mesmo vale para o possíveis sanções do banco que você retirou o financiamento, como o fim de benefícios, entre outros.

Custos com documentação, cartório, vistoria do imóvel, podem tornar a portabilidade desvantajosa. Em caso de dúvidas, peça ajuda ao Banco Central ( 0800 979-2345). O cliente tem total liberdade para portar o financiamento para qualquer agência.