Coleção Brasil ganha três novos títulos digitais gratuitos

SÃO PAULO – SP 17/3/2020 – Nosso objetivo é estimular o conhecimento, de especialistas e público interessado, de um significativo conjunto de textos inéditos ou esquecidos do patrimônio

A Coleção Brasil, publicada on-line gratuitamente pela Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização – vinculada ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL) – em parceria com a Editora Unesp, lança três novos volumes: Domingos Caldas Barbosa: Descrição da Quinta de Belas, Jorge Amado et les chemins de l’exil e Portugal d’agora.

“Nosso objetivo é estimular o conhecimento, de especialistas e público interessado, de um significativo conjunto de textos inéditos ou esquecidos do patrimônio literário, histórico e cultural do Brasil, pensando nisso todas as obras serão públicas para os interessados lerem on-line”, afirmam Vania Pinheiro Chaves e Tânia Regina de Luca, apresentadoras da coleção.

São editados ensaios resultantes de pesquisas recentes em áreas de conhecimento ainda não exploradas pelo público geral, porém que são estudadas profundamente pelos especialistas. Na coleção, o destaque é atribuído a obras fundadoras da literatura brasileira, a textos dispersos de escritores luso-brasileiros e a documentos históricos e literários que ainda permanecem em manuscritos. Da Coleção, já está disponível o título Sátiras, de Olavo Bilac, organizado por Alvaro Santos Simões Junior.

Confira em: http://editoraunesp.com.br/catalogo#brasil detalhes das edições publicadas em PDF, com ortografia atualizada, estudo introdutório e notas explicativas.

Título: Domingos Caldas Barbosa: Descrição da Quinta de Belas
Autor/Organizadores: Domingos Caldas Barbosa, Luiza Sawaya (Org.), Vítor Serrão (Org.), Ana Isabel Correia (Org.)
Número de páginas: 150
Preço: Gratuito
ISBN: 978-85-9546-327-1 (Ebook)

Esta edição traz a lume a importante obra de Domingos Caldas Barbosa que permanecia praticamente esquecida do público contemporâneo, mesmo dos estudiosos brasileiros e portugueses: sua preciosa descrição da célebre Quinta de Belas. A edição conta com Glossário Botânico, de autoria de Ana Isabel Correia, textos críticos de Luiza Sawaya e Vítor Serrão, e caderno de imagens.

Título: Jorge Amado et les chemins de l’exil
Autor: Rui Afonso
Número de páginas: 319
Preço: Gratuito
ISBN: 978-85-9546-343-1 (Ebook)

Desde a queda do comunismo, houve uma proliferação de artigos e livros equiparando o comunismo ao nazismo, difamando todos aqueles que seguiram, mesmo que apenas durante algum tempo, as cores vermelhas. Diante dessa condenação global, um apelo por maior rigor e objetividade pareceria apropriado. O caso do escritor brasileiro Jorge Amado, ativista comunista exilado na França e depois na Tchecoslováquia nos anos do pós-guerra, pode servir de modelo para ilustrar a complexidade do engajamento de um membro do Partido. Como Jorge Amado viveu as esperanças, decepções e grandes contradições desse período? O que sua jornada individual tem em comum com a de outros escritores e intelectuais do século XX? O que aprendemos com o destino desse grande escritor brasileiro? Escrito em francês, este livro se debruça sobre essas questões e procura fornecer ao leitor chaves para decifrá-las.

Título: Portugal d’agora
Autor/Organizadores: João do Rio, Silvia Maria Azevedo (Org.), Tania Regina de Luca (Org.)
Número de páginas: 285
Preço: Gratuito
ISBN: 978-85-9546-370-7 (Ebook)

No início de fevereiro de 1912, Portugal d’agora, um novo livro do festejado escritor João do Rio, impresso em Paris em fins do ano anterior, com crônicas sobre Portugal, foi exposto no estabelecimento do livreiro e editor Garnier, localizado na Rua do Ouvidor. Publicadas originalmente em jornais, as crônicas acabaram ficando com problemas de edição e discrepâncias na edição original em livro. Após minucioso trabalho de pesquisa e cotejo, as organizadoras deste volume logram disponibilizar enfim ao leitor os textos em seu estado integral e livres de erros, em crônicas que mostram um João do Rio em sua melhor forma.

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br

Website: http://editoraunesp.com.br/blog/colecao-brasil-ganha-tres-novos-titulos-digitais-gratuitos

Web Site: