Colocar limites em crianças pequenas é um grande desafio para os pais

São Paulo – SP 31/7/2020 – Alguns comportamentos dos pequenos passam a ser repetitivos e desafiadores para os pais. Aí surge a questão do impor limite.

A falta de postura adequada dos responsáveis permite aos pequenos a ideia de que tudo é permitido e livre de repreensão

Quando começar a impor limites às crianças? Essa é uma pergunta diária de muitos pais e responsáveis a si mesmos que tornou-se também uma questão muito presente em sets terapêuticos e em seções de coaching. Quem afirma isso é a jornalista e coach comportamental com especialização em análise de perfil e neurociência comportamental, Stella Azulay.

“O isolamento social trouxe à tona muitas questões relacionadas à convivência em família. Uma delas é como manter a casa em harmonia com a presença constante de todos no mesmo ambiente. Alguns comportamentos dos pequenos passam a ser repetitivos e desafiadores para os pais. Aí surge a questão do impor limite, principalmente se a criança for muito pequena”, explica Stella.

Parece um tanto indelicado repreender crianças muito novinhas. Elas estão em uma fase “fofa”, divertida e de descobertas. No entanto, segundo Stella Azulay, a hora certa de dizer não para os filhos é quando eles aprendem a sentar, ou seja, ainda bebês. “Esse é o melhor momento pois é característico de qualquer criança desafiar os pais”, explica.

A coach ainda conta que costuma ouvir relatos de mães com filhos entre um e dois anos de idade que se mostram altamente manipuladores, que sabem como conseguir o que querem e também já reconhecem a personalidade dos pais. Quem é o mais fraco, o mais persuasivo, quem cederá aos seus desejos com mais facilidade.

“Colocar limite depende muito da expressão certa, tanto facial quanto de voz. Apesar das crianças pequenas ainda não usarem as palavras para dizer o que querem, elas entendem muito bem as expressões faciais. Em momentos de repreensão, por algo errado, é muito importante passar firmeza na mensagem, inclusive na entonação da voz. As crianças devem aprendem desde cedo que existem comportamentos que não serão aceitáveis”, orienta a coach.

A falta de postura dos pais ou responsáveis permite às crianças criarem a ideia de que tudo o que elas fazem é permitido e livre de repreensão. A partir desse momento será muito mais complicado estabelecer regras. “Quanto mais cedo elas entenderem que existem os limites, o que é certo e o que é errado, será muito melhor. É importante também que os pais estejam alinhados entre si. Não vale um proibir e o outro permitir. Essa postura inadequada pode causar uma grande confusão para uma criança que já não entende bem as regras de comportamento. Além disso, fará com que ela perca o respeito pelos pais, afirma Stella”

Para finalizar, Stella Azulay diz que os pais não devem ter medo de repreender seus filhos, de exercerem a paternidade responsável desde muito cedo. “Não tenha receio de parecer cruel ou mau aos olhos da criança. Elas não irão crescer traumatizadas pela imposição de limites. Muito pelo contrário. Sou mãe de quatro filhos e, em casa, eles sempre souberam quais eras as regras. Isso foi muito saudável para a construção do caráter e da personalidade deles no decorrer da vida.”

Website: https://diaadiabystellaazulay.blogspot.com/

Web Site: