Com novos hábitos de compra, o Natal dos brasileiros tende a ser o mais digital dos últimos anos

São Paulo, SP 18/12/2020 – A mudança de hábitos dos compradores brasileiros está lado a lado com a busca das empresas em melhorar a experiência de compra dos consumidores.

Pesquisas apontam que mais da metade dos brasileiros pretendem realizar compras de Natal online

O ano de 2020 ficará marcado como o ano do distanciamento social e da intensificação das relações digitais. Com a pandemia de COVID-19, o mundo se viu diante de uma situação sem precedentes, na qual a necessidade de digitalizar as interações se fez cada vez mais presente. Foi preciso repensar a forma como são realizadas rotinas de trabalhos, interações pessoais e tarefas como fazer compras e estudos. Em um ano no qual as festas de aniversário e eventos foram substituídos por lives, a economia sentiu na pele as alterações.

Com estabelecimentos funcionando de forma restrita e a população em quarentena, a migração para o ambiente de vendas digital foi intensificada. Grandes redes varejistas que já realizavam vendas online viram os números aumentar, enquanto pequenos negócios começaram a surgir diretamente no ambiente digital. Além disso, também coube ao consumidor modificar seus hábitos e se adaptar ao mundo das compras online.

Em época de fim de ano, as tradicionais compras de Natal levam multidões às ruas de comércio popular, mas neste ano a tendência é outra. Conforme estudo global divulgado pela Visa no relatório “Back to Business, Holiday Edition”, 54% dos brasileiros entrevistados tem a intenção de realizar as compras natalinas via comércio eletrônico. Para Beatriz Casagrande, estudante, as compras digitais aparecem como um novo hábito devido a sua praticidade.

Ainda conforme os dados disponibilizados pela Visa, mais da metade dos entrevistados também pretende optar por presentear com produtos ou serviços digitais. Ao selecionar os presentes, além do valor e da experiência de compra um dos principais fatores que define a escolha do cliente é a facilidade de finalização. “As diferentes formas de pagamento facilitam muito”, reforça Beatriz, que vê na oferta de meios alternativos de pagamento um ponto de escolha no momento de comprar.

Para Gisela Garcia Viana, Business Development Manager da Pagsmile, empresa focada na facilitação de pagamentos internacionais, promover meios alternativos de pagamento que alcancem a população em geral é sinônimo de promover a integração. “Apesar de toda a tecnologia que vemos hoje por todo lado, ainda existe uma parcela significativa da população que não tem cartão de crédito e nem conta bancária, por incrível que pareça. Os meios alternativos promovem flexibilidade nas compras online, facilidade de pagamento e é uma forma de integrar todas as camadas da sociedade no mundo online.”.

Desta forma, vemos que a mudança de hábitos dos compradores brasileiros está lado a lado com a busca das empresas em melhorar a experiência de compra dos consumidores, auxiliando assim na transição do mercado para um ambiente cada vez mais digitalizado.

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