Com o isolamento social, tour virtual é opção indicada

Rio de Janeiro, RJ 26/5/2020 – “O passeio online além de entreter pode ajudar na escolha da próxima viagem.”

Museus, cidades e pontos turísticos podem ser visitados por meio de passeios online

Na última segunda-feira (18) foi comemorado o Dia Internacional do Museu. Uma vez que os museus estão fechados, devido à pandemia causada pelo Novo Coronavírus e a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que as pessoas fiquem em casa, uma alternativa segura é fazer um tour virtual. Alguns museus disponibilizam em seus sites a visita online. É o caso da Pinacoteca, em São Paulo; Museu do Vaticano, em Roma; Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba; Museu Paranaense; e Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Por meio de sites como Airpano e Google Earth também é possível fazer passeios virtuais por lugares como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Itália, França, Egito, Espanha, Londres, entre outros. Para a cofundadora da Voo.com.br, Bárbara Resende, o tour virtual é uma oportunidade de conhecer países, cidades, paisagens e pontos turísticos. “O passeio online também pode ajudar na escolha da próxima viagem. As cidades mostram o que têm de melhor e, em contrapartida, o turista pode pesquisar escolher o próximo destino”, ressaltou Bárbara.

Um trabalho minucioso

A empresa Tour Virtual 360 atua na captação de imagens para a produção dos passeios online. Segundo a diretora, Cristiane Macedo, as fotos panorâmicas despertam no público o interesse em conhecer os locais presencialmente.

“Trabalhamos há mais de 10 anos com ambientes interativos, que vão além do tour virtual. São ambientes que buscam passar diferentes experiências ao usuário que poderá ver o local em 360º, ouvir o som ambiente ou um áudio explicativo e clicar em imagens para ver detalhes de objetos de uma exposição. Por exemplo, o trabalho que realizamos para o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), exposição Egito Antigo – Do Cotidiano a Eternidade”, explicou Cristiane.

A diretora também afirma que o segmento de tour virtual tem crescido e está presente em muitos outros segmentos, como hotéis, apartamentos decorados e indústrias.

Brasília e Amazonas

A Secretaria de Turismo (Setur) do Distrito Federal preparou um tour virtual em comemoração pelos 60 anos de Brasília. A Setur criou sete rotas com mais de 80 pontos turísticos, mapeados por temas: Rota Cívica, Rota Arquitetônica, Rota Cultural, Rota Náutica, Rota do Cerrado, Rota da Paz e Rota Fora dos Eixos. Em pouco mais de um mês de lançamento do tour, a página já teve mais de 38 mil acessos.
Sobre a importância do passeio online para o período atípico de isolamento social a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, destaca: “Nós vimos o lançamento do um tour virtual como uma oportunidade para solucionar diferentes demandas, tanto para o turista que está em casa sem poder viajar, quanto para a nossa cidade, que está sendo promovida como destino turístico completo, onde todos os segmentos estão presentes, e que estará pronta para receber visitantes a partir do momento em que voltarmos à normalidade. Assim, esperamos que as sete rotas temáticas que compõem o tour possam despertar os olhares de turistas do Brasil e do mundo para as belezas e singularidades de Brasília”, afirmou Vanessa.

O publicitário Jonathan Teixeira Aires aprovou o passeio online. “É a primeira vez que faço um tour virtual. Eu adorei a experiência! Sou de Brasília e consegui ver minha cidade por outra perspectiva. É muito confortante poder vivenciar isso num momento tão complicado quanto o que estamos vivendo”, ressaltou Jonathan.

Outro lugar do Brasil que também conta com tour virtual é o Amazonas. O governo lançou, na última segunda-feira (18), no Portal da Cultura, uma programação virtual para celebrar a Semana Nacional de Museus. É possível visitar a Pinacoteca do Amazonas, Museu Tiradentes da Polícia Militar, Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e Som do Amazonas e Museu de Numismática.

Por Débora Sampaio