Com padrão internacional, Projeto de Residencial Assistido para TEA ganha espaço para “Casa do Autista” no Brasil

Araçariguama-SP 11/12/2019 – O projeto dispõe de um sítio com 80.000m² em Araçariguama-SP e esta em fase de captação de recursos para as adaptações necessárias para o início das atividades.

O projeto para TEA já existe nos EUA e Israel há décadas e, graças às pesquisas realizadas pelo médico brasileiro do Hospital Albert Einstein, Dr. Abram TopczewskI, terá mais um endereço também em Araçariguama-SP. Na “Casa do Autista” eles terão atendimento terapêutico em psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicopedagogia, artes, música, esportes, laborterapia em horta, pomar, padaria e criação de pequenos animais.

O Residencial Assistido para portadores de TEA (Casa do Autista) já é uma realidade há décadas em países como Israel, Estados Unidos, Holanda e Bélgica. Em média, existe mais de uma unidade por cidade, que atende portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A exemplo do que já acontece em países de primeiro mundo, o médico brasileiro Dr. Abram TopczewskI, criou o projeto para implementação no Brasil, após longas décadas de experiência atendendo portadores de TEA e como resultado de suas pesquisas em outros países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe o St. Coletta of Greater Washington, uma escola para estudantes com deficiências intelectuais e múltiplas e autismo que possui aproximadamente 10.000m² e serve 285 estudantes.

O projeto já dispõe de um sítio com 80.000m² em Araçariguama-SP com alojamentos para os pacientes, salas para diversas atividades, quadra poliesportiva, piscina, horta e lagos e que só precisa de algumas adaptações para se tornar a “Casa dos Autistas”.

De acordo com Dr. Abram, o objetivo do projeto é atender os pacientes adultos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), cujos familiares não conseguem atender às demandas diárias ou que por ventura já tenham os pais falecidos e não tenham mais o suporte familiar necessário para uma vida adulta minimamente confortável.

“Há também um plano paralelo para atender crianças em uma versão de “Casa para Autista Day Use”, dessa forma ,elas poderão realizar todas as atividades durante a manhã e à tarde, voltando para casa no final do dia”, explica Dr. Abram.

No residencial assistido para TEA os autistas terão atendimento terapêutico em psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, psicopedagogia. Além disso, outras atividades como artes, música, esportes, laborterapia em horta, pomar, padaria, criação de pequenos animais. Haverá também, cuidados de enfermagem, cuidadores e toda a orientação médica necessária. Os moradores terão a possibilidade, caso seja conveniente, de ir para casa dos familiares nos finais de semana e depois retornar.

“Estamos apresentando o projeto para possíveis parceiros e patrocinadores para que se possa arrecadar fundos para a realização de adaptações necessárias para que possam ser iniciadas as atividades, já nos próximos meses”, explica Dr. Abram.

Espaços e usos no complexo residencial:
O complexo residencial para TEA contará com casa sede, administração, sede dos cuidadores, biblioteca, centro médico, consultórios, refeitório, oficinas, quadras, quartos, refeitório, piscina, vestiário, ateliê de artes, ecoterapia, pasto, horta, espaço para a criação de animais dentre outros. O projeto arquitetônico, que já está pronto, é assinado por Deise M. Araújo – Arquitetura e Planejamento.

Sobre o Dr. Abram Topczewsk
Com décadas de experiência em atendimento a pacientes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). É Neurologista da infância e adolescência do Hospital Israelita Albert Einstein, Mestrado em Neurologia pela USP, Doutor em Neurociências pela Unicamp, autor do livro: “Transtorno do Espectro Autista: como lidar”.

Parceiros, patrocinadores e familiares de portadores de TEA interessados no projeto podem entrar em contato com o Doutor Abram.

Contato:

Dr. Abram TopczewskI
e-mail: [email protected]
Tel.: +55 (11) 2151-3303
Ronny Reichman
e-mail: [email protected]
Tel: +55(11) 999726876

Deise M. Araújo-Arquitetura e Planejamento
e-mail: [email protected]
Tel.: +55 (11) 2307-4140
Cel.: (11)99996-3092

Assessoria de imprensa
[email protected]
Tel.: +972 050-5377640 (Israel)

Web Site: