Combate a automutilação em jovens dá prêmio a Balneário Camboriú

Balneário Camboriú -SC 10/8/2020 – Proporcionar a melhoria de vida e da saúde das pessoas é a primeira razão de um governo existir, por isso nos dedicamos tanto ao Programa Abraço

Abraço ao Jovem atendeu mais de 3 mil jovens com problemas relacionados a depressão

O Programa Abraço ao Jovem da Prefeitura de Balneário Camboriú foi o grande vencedor do Prêmio de Inovação em Políticas Públicas de Juventude na categoria relacionada ao combate ao suicídio e automutilação dos jovens. Mais de 40 finalistas concorreram ao prêmio.

O prefeito Fabrício Oliveira recebeu a premiação em solenidade em Brasília, promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), na quinta-feira (06).

A ministra Damares Alves elogiou a inciativa do Município nesse programa social. “O programa Abraço está fazendo uma revolução em Balneário Camboriú. Estive na cidade e vi de perto a diferença que faz na vida das pessoas nos setores onde atua. Vi também uma Balneário Camboriú que desafia o prefeito a ser inovador. Estão de parabéns por esse programa e outros que estão fazendo a diferença pra muitas pessoas que vivem na bela cidade”, disse a ministra.

“Proporcionar a melhoria de vida e da saúde das pessoas é a primeira razão de um governo existir, por isso nos dedicamos tanto ao Programa Abraço, que já teve o Abraço ao Idoso premiado internacionalmente, e agora recebemos aqui, mesmo nesses tempos difíceis por que passamos, o reconhecimento do Governo Federal a este Programa Abraço ao Jovem, que tem atendido, melhorado a vida e tirado da depressão, jovens com a vida inteira pela frente. Então, agradeço ao Governo Federal pelo reconhecimento, à ministra Damares, e a toda equipe envolvida nesse programa que pode ser replicado para todo o país”, declarou o prefeito Fabrício Oliveira na cerimônia de recebimento da premiação.

“Muitos jovens nos procuram ou são encaminhados com os braços mutilados e com os sentimentos dilacerados. Muitas vezes temos que envolver toda família para que a recuperação tenha sucesso. É um trabalho minucioso, onde cada caso tem uma necessidade especial”, concluiu Fabrício Oliveira.

O Programa Abraço ao Jovem funciona desde setembro de 2018 disponibilizando atendimento 24 horas, via telefone ou WhatsApp, para jovens do município com problemas emocionais, depressão, com intenção de suicídio ou violência autoprovocada. Desde a implantação até final de julho deste ano, mais de 3 mil jovens foram atendidos. Após o primeiro contato, os especialistas determinam o suporte necessário ao jovem, que prevê desde atendimento psicoterápico, com até 12 sessões, encaminhamento às redes de apoio, grupos terapêuticos e terapias individuais. Devido a pandemia, as sessões de terapia, na sua maioria ocorrem por Skype e somente os casos mais graves são atendidos de forma presencial, com os devidos cuidados.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Christina Barichello, 65,58% dos jovens atendidos tem entre 18 e 24 anos, 24,35% entre 25 e 29 anos e 10, 07% tem entre 15 e 17 anos. E a maioria, (72,12%) são mulheres. “Esse olhar especial que temos em relação aos jovens, essa disponibilização 24 horas por dia de atendimento com psicólogas e equipe, é fundamental para o sucesso que alcançamos com o Abraço ao Jovem”, declarou a secretária.

Entre as inovações do programa tem a de que, após a terceira sessão de psicoterapia, há o acompanhamento das famílias no restante do tratamento, o que melhora a recuperação e envolve os pais no resultado.

O número do Abraço ao Jovem é o (47) 99982-2322.

Website: http://bc.sc.gov.br

Web Site: