Comitiva da JICA visita Hospital Santa Cruz

São Paulo, SP 24/1/2020 –

Na manhã de 21 de janeiro, o Hospital Santa Cruz recepcionou membros da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), tanto de Yokohama (Japão) quanto da América Latina e África: Dr. Satoshi Takeda, consultor médico na área de emergência e intensivista; Dr. Yusuke Ainoda, consultor médico na área de Infectologia; Sra. Yoko Ikeda, chefe do setor de Enfermagem; Sra. Miyuki Chiba, enfermeira, todos da JICA Yokohama; Sra. Aya Ogawa, consultora de saúde da JICA Guatemala; Sra. Ayumi Ogawa, consultora de saúde da JICA Panamá; Sra. Ayako Hirasawa, consultora de saúde JICA Honduras; Sra. Chie Hidaka, consultora de saúde da JICA Paraguai; Sra. Chie Yasutomi, consultora de saúde da JICA Quênia; Sr. Yusuke Mitsue, consultor de saúde da JICA Malauí; Sra. Akikou Nakamichi, consultora de saúde da JICA Gana; Sra. Miwa Nakajima, consultora de saúde da JICA Camarões; e Sra. Tomoko Miyazaki, consultora de saúde da JICA Brasil.

Os executivos foram recepcionados pela diretoria do Hospital Santa Cruz, no Auditório da Instituição. Na oportunidade, estavam presentes o Sr. Renato Ishikawa, presidente do HSC; o Sr. Mario Sato, primeiro diretor vice-presidente do HSC; o Dr. Koshiro Nishikuni, diretor do HSC e médico consultor da JICA; o Dr. Julio Yamano, diretor técnico; e o Sr. Tomohiro Yanagisawa, da área de Relações Institucionais.

Foi realizada uma apresentação sobre a trajetória do HSC em japonês e, em seguida, os representantes da JICA visitaram diversas áreas da Instituição, com foco no Centro Cirúrgico, Pronto Atendimento, área de Hemodinâmica e, especialmente, o setor de Nutrição, onde puderam saborear o washoku: a verdadeira comida japonesa, que integra a dieta hospitalar do Hospital Santa Cruz.

Vale destacar que entre os meses de maio e junho de 2019, a JICA Yokohama e a Universidade de Kyushu apoiaram o treinamento de sete nutricionistas, de seis hospitais nikkeis, no Japão, entre elas a Sra. Solange Leal, supervisora do Serviço de Nutrição e Dietética do HSC. Essas profissionais participaram de um Estágio de Observação para acompanhar e aprimorar o trabalho de Nutrição em hospitais, com foco na culinária japonesa, e também nas ações de abordagem ao paciente, envolvimento com o corpo clínico e médico responsável, definição dos cardápios e adaptações para as patologias dos pacientes, fluxo de informações entre o profissional de nutrição e a cozinha, identificação das refeições, disposição e montagem dos pratos, além da verificação da aceitação das dietas, acompanhamento do desfecho clínico do paciente e sua relação com os alimentos consumidos.

Também tiveram contato com profissionais da área de Enfermagem, que estiveram no Centro Internacional JICA Yokohama, em maio de 2016, para um treinamento sobre o Programa 5S Kaizen, que se refere à organização do ambiente de trabalho e também à otimização das tarefas diárias de acordo com cinco critérios: Senso de Utilização (Seiri), Senso de Organização (Seiton), Senso de Limpeza (Seiso), Senso de Padronização (Seiketsu) e Senso de Disciplina (Shitsuke).

“Receber os representantes da JICA de diversos continentes, para conhecer o Hospital Santa Cruz, reforça nossa parceria e destaca a importância da Instituição para a comunidade nikkei e brasileira”, destaca o Sr. Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) é um órgão do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que oferece suporte para o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento. A JICA conta com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países e presta assistência a mais de 150 países no mundo todo.

Website: https://www.hospitalsantacruz.com.br

Web Site: