Como a tecnologia pode ser usada a favor do trabalho remoto

São Paulo, SP 30/10/2019 – A possibilidade de trabalhar, tomar decisões e fechar negócios além dos muros das companhias traz mais mobilidade e agilidade às atividades

Trabalhar no escritório durante o horário comercial ainda é uma prática dominante. Porém, o home office ou o horário flexível está sendo cada vez mais adotado no mercado de trabalho. No Brasil, 63,5% das empresas ainda não oferecem esse regime de expediente, mas 58,8% dos profissionais consideram adotar o trabalho remoto, de acordo com o relatório da HRTech Convenia com a Ahgora, empresa de gestão de pessoas.

Outro destaque do relatório é que, para 40% dos entrevistados, o maior desafio é conseguir manter a produtividade durante o home office. Considerando que em casa as pessoas estão mais suscetíveis a distrações e as demandas dependem exclusivamente da performance de cada um, algumas atitudes como planejar as atividades do dia com antecedência e equilibrar o tempo de trabalho com o de descanso já ajudam a fazer o dia render.

Ambiente organizado e devidamente equipado no home office também é sinônimo de produtividade. Trabalhar em cima da cama pode parecer a opção mais cômoda, mas não é a mais indicada. Investir em um espaço que seja exclusivo para o trabalho e com uma estrutura propícia é importante para evitar perder o foco durante o expediente. Pensar no tamanho da mesa, espaço para objetos e detalhes como boa iluminação, ventilação e barulho fazem toda diferença no dia-a-dia.

Outro ponto fundamental é investir em tecnologias que otimizam a gestão de tempo e a integração com o restante da equipe ou clientes. “Em razão da dinâmica acelerada do mercado, todas as decisões precisam ser tomadas com agilidade e precisão. A comunicação precisa ser assertiva e os documentos precisam ser enviados e gerenciados a todo momento”, comenta Gustavo Brant, vice-presidente de vendas Latam da DocuSign. A empresa, que é pioneira e líder mundial no segmento de assinatura eletrônica, entende que o trabalho remoto pluraliza ao longo dos anos, demandando do mercado a oferta de ferramentas que facilitam a gestão de documentos a distância.

“Compreendemos que cada companhia possui sua dinâmica quando o assunto é o trabalho remoto. Há quem só utilize plataformas digitais, quem use o celular, notebook e faça reuniões presenciais casualmente. Nós buscamos oferecer soluções que se adequem às mudanças causadas pela transformação digital, sem descartar a segurança e a praticidade que qualquer processo exige”, comenta o executivo.

Pensando nesse ambiente mobile, a DocuSign investiu recentemente na assinatura responsiva, um recurso que permite que os contratos sejam adequados automaticamente de acordo com a tela de qualquer dispositivo, sem a necessidade de ajustes manuais. Além disso, todos os documentos contam com o armazenamento em nuvem, o que facilita sua gestão e permite que os colaboradores, mesmo a distância, consigam ter acesso ao arquivo.

“Todas essas ferramentas são altamente eficientes quando o assunto é remover as barreiras físicas e burocráticas que tanto atrapalham a vida de profissionais e empresas dos mais variados segmentos. A possibilidade de trabalhar, tomar decisões e fechar negócios além dos muros das companhias traz mais mobilidade e agilidade às atividades”, finaliza Brant.

Website: https://www.docusign.com.br/

Web Site: