Como administrar uma empresa em momentos de Crise

São Paulo – SP 9/4/2020 – Investir em treinamento e acompanhar o processo de desenvolvimento a ser realizado juntamente com os colaboradores permite que eles se tornem mais confiantes

Em momentos de dificuldade é importante ter a equipe motivada

É difícil prever quando uma crise está para acontecer. Seja ela econômica, social ou como agora com uma epidemia mundial que já afeta a economia em diversos países.

Com experiência de 13 anos nas áreas da construção cível e transportes, o Diretor Operacional, Marcos Aparecido Tomaz, alerta que em momentos de crise é importante ter a equipe motivada. “Investir em treinamento e acompanhar o processo de desenvolvimento a ser realizado juntamente com os colaboradores permite que eles se tornem mais confiantes e proporcionam um bom desenvolvimento dos projetos e na economia tornando o mercado mais competitivo”, explica.

Marcos viu ao longo dos anos que as áreas de construção civil e transporte são como termômetro para mostrar como está a economia no país. “Quando diminui o fluxo de carga ou a procura pelos imóveis isso sinaliza que as pessoas estão com medo de comprar e em seguida percebemos o aumento do desemprego, como tem acontecido no Brasil em momentos de crise”, exemplifica.

O Diretor alerta para a necessidade do planejamento, já que é a partir dele que se pode preparar ações futuras para possíveis problemas que a empresa possa passar. “Nesse momento, é fundamental priorizar as ações da mais importante para as menores, a agilidade é essencial e cada ação precisa gerar um retorno ou amenizar a situação. Tudo precisa ser pensado e executado com rapidez. No momento de crise, toda a equipe precisa estar alinhada e focada”, detalha.

Marcos faz uma análise do setor “Após cinco anos de retração, que levaram o segmento da construção civil a encolher 20,5 % de 2014 a 2018 e com um crescimento lento em 2019 entramos 2020 com a certeza que a economia iria avançar todos empresários estavam otimistas até a chegada do Coronavírus (COVID-19), no Brasil”.

Os crescentes casos de Coronavírus (COVID-19), no Brasil e no mundo, materializaram um cenário de crise que já apresenta repercussões significativas para muitas organizações. Segundo Tomaz “Este contexto exige uma ação de forma rápida e pragmática para o mapeamento e gestão sobre seus riscos e impactos nas empresas, garantindo a segurança dos funcionários, o atendimento aos clientes e a continuidade das operações, durante e depois do ápice da crise”.

O experiente Diretor de Operações aponta 7 itens que os empresários precisam identificar nos momentos de crise como essa do coronavírus.

• Entender e identificar o risco de cada funcionário. Verificar condições de trabalho, avaliar os funcionários que possam trabalhar de modo remoto, e os que trabalham em campo oferecendo orientação para que não corram riscos;
  • Diminuir ao máximo os custos fixos e variáveis;
  • Trabalhar com um cronograma de ação semanal, já que situação pode mudar em poucos dias;
  • Estrar em contato com clientes avisando sobre as mudanças necessárias;
  • Estar atento aos noticiários e saber identificar as notícias reais das produzidas;
  • Ficar atendo aos incentivos do governo para ajudar a empresa e os funcionários; e
  • Monitorar a crise e sua abrangência.

“Toda crise requer serenidade e muito cuidado. O momento é para pensar no trabalhador e na sociedade”, finaliza Marcos.

Website: http://www.dino.com.br