Como as PMEs podem melhorar a alimentação dos funcionários de uma empresa?

11/2/2020 –

Os benefícios oferecidos pelas empresas são um grande diferencial na atração e retenção dos colaboradores. Se este cenário é regra para empresas grande porte e em multinacionais, nas PMEs os impactos dele são ainda maiores. Entre os preferidos, destacam-se o cartão refeição e o cartão alimentação.

As pequenas e médias empresas, em geral, precisam optar por um deles para seus colaboradores. Cartão refeição ou cartão alimentação: qual escolher? Embora muita gente confunda os benefícios, há diferenças importantes entre eles:

Vale-alimentação

Com o cartão alimentação, o funcionário não fica preso às opções fixas da cesta básica e pode escolher o que deseja comprar no mercado, respeitando hábitos alimentares da família e até restrições a determinados alimentos. Além disso, fica livre de precisar carregar a caixa da cesta básica mensalmente, um processo muitas vezes complicado e pouco seguro.

Outro ponto a ser considerado antes de escolher entre cartão refeição ou cartão alimentação é que em empresas de pequeno e médio porte é muito comum que os funcionários levem marmita. A liberdade de escolha dos ingredientes preferidos no mercado proporcionada pelo vale-alimentação permite, então, preparar melhores refeições para consumo fora de casa.

Cartão refeição

O cartão refeição oferece praticidade para que o funcionário possa fazer as refeições em restaurantes e lanchonetes durante o período de trabalho. Isso otimiza não apenas seu tempo na empresa, como melhora a qualidade de vida em casa: há mais horas disponíveis para a família e tarefas domésticas, já que não é preciso preparar a comida para levar à empresa, por exemplo.

O acesso às refeições preparadas em restaurantes também eleva a qualidade dos alimentos ingeridos pelos funcionários, melhorando seu rendimento no trabalho.

Cartão Flex oferece autonomia

As PMEs também podem beneficiar os colaboradores que não fazem parte da equipe fixa, como os funcionários terceirizados ou temporários, por meio dos cartões Flex da Sodexo, disponíveis desde o primeiro dia de trabalho.

A empresa consegue, sem burocracia e instantaneamente, delimitar valores para transação e especificar o período em que os cartões estarão ativos para utilização.

Vale-refeição é melhor do que dinheiro?

O cartão refeição ajuda as PMEs a cumprirem as exigências da lei do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Além de melhorar a saúde e qualidade de vida dos funcionários, o vale-refeição também traz benefícios diretos às empresas:

• A empresa consegue controlar os gastos dos cartões por meio do sistema de gerenciamento, certificando-se de que estão sendo corretamente utilizados;

• O impacto dos benefícios no bem-estar dos colaboradores melhora o desempenho e a motivação no trabalho;

• Como as PMEs em geral não possuem refeitórios ou grandes espaços para alimentação, é mais prático e eficiente oferecer o VR para refeições em restaurantes.

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br/