Como atividades no ambiente de trabalho podem melhorar o clima organizacional de uma empresa e promover uma excelente experiência do colaborador

João Pessoa, PB 8/1/2020 – Fortalecemos o trabalho em equipe, seguindo um caminho motivador que proporcione a melhor experiência para os colaboradores.

São inúmeros os critérios de avaliação para que uma empresa seja bem vista por colaboradores. Variam entre estrutura, salário e benefícios que as organizações oferecem para atrair e reter talentos. No entanto, com as novas gerações e atualizações nos interesses dos trabalhadores, cada vez mais as empresas estão buscando investir em ambientes organizados com harmonia e valorização das habilidades dos colaboradores.

Em um país que está com os trabalhadores entre os mais desmotivados do mundo, uma corporação em que o clima organizacional é leve faz a diferença para que os colaboradores se sintam à vontade para mostrar o seu potencial e alcançar os objetivos da empresa.

Quem acredita apenas no salário como ponto importante para promover um ambiente de trabalho agradável, se engana profundamente. Um conceito que ganha cada vez mais espaço entre os gestores de pessoas é o de Employee Experience, conjunto de experiências vividas pelo colaborador ao longo de sua jornada com a empresa. Ela inicia antes mesmo da contratação e finaliza no momento de desligamento.

Uma pesquisa realizada pela IBM, em parceria com a Globoforce, indica que empresas que investem na experiência do colaborador retornam sobre o ativo quase 3x mais e dobram sua margem de lucro operacional. Algumas características são apontadas como essenciais para proporcionar uma boa experiência. Empresas que investem no desenvolvimento de habilidades, possuem uma cultura organizacional autêntica, têm flexibilidade em seus processos, desenvolvem um time de liderança inspiradora, disponibilizam um plano estruturado de crescimento e reconhecimento e possuem uma comunicação efetiva, se destacam entre as melhores organizações que proporcionam um ambiente inspirador e engajado para os colaboradores.

Além disso, ter uma cultura organizacional bem definida faz com que a empresa entenda o seu diferencial internamente, para desenvolver os processos que se tornarão seus valores e modo de agir.

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

A cultura organizacional de uma empresa é o conjunto de hábitos estabelecidos pelos processos, normas, valores, atitudes e reações compartilhados entre os colaboradores. É o que determina a identidade de uma organização, que por muitas vezes é indicada por políticas internas para apontar o modo de agir da empresa.

Já o clima organizacional parte do pressuposto de vivência em uma organização. São as impressões dos profissionais sobre a empresa, se eles acham que recebem condições de trabalho, que são valorizados, entre outros aspectos. Normalmente, para aferir esse indicador, as corporações utilizam a “Pesquisa de Clima Organizacional” como ferramenta de gestão para avaliar o ambiente a partir da perspectiva dos colaboradores.

Principais ações para a empresa

O capital humano de qualquer organização precisa ser desenvolvido. Alinhar a cultura e clima organizacional fará com que haja o crescimento da percepção de mercado, retenção dos colaboradores e implementação de treinamentos contínuos visando a expansão dos serviços oferecidos.

A Digivox, uma das empresas de maior reconhecimento na área de comunicação unificada, possui uma série de ações focadas na promoção de um ambiente harmonioso na organização. Além de benefícios e plano de carreira, a empresa desenvolve um projeto interno que foca no bem-estar físico e mental da equipe.

Uma das responsáveis por essas ações, na Digivox, é Eugênia Duarte, Analista de Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO). “A empresa também se preocupa com a saúde dos colaboradores. Com o Projeto Move On, desenvolvemos campanhas que incentivam a alimentação saudável, com a oferta diária de lanches saudáveis de forma gratuita. Além disso, temos ginástica laboral e promoção de atividade física como as corridas de rua”, aponta. Eugênia diz que a organização acredita na valorização do funcionário e em posicioná-lo no centro para  trazer impactos diretos na produtividade, desenvolver a ligação entre setores e, consequentemente, aprimorar o clima organizacional, ajudando na redução do turnover e atração de novos talentos.

Clima organizacional na prática

Em uma ação de integração e desenvolvimento dos colaboradores, a Digivox realizou, no final de 2019), a primeira edição do seu hackathon – maratona de programação – com o objetivo de, além de desenvolver soluções para sua área de atuação, promover um ambiente de colaboração, criação e inovação entre os participantes. Aproveitando a comemoração do Dia do Profissional de TI (19/10), a empresa reuniu todos os setores para participarem do evento que durou uma semana e contou com a potencialização dos talentos e engajamento do trabalho em equipe, fortalecendo o clima organizacional. Ao final, os projetos foram avaliados por uma banca convidada e premiadas as melhores soluções.

Nivaldo Junior, CTO da empresa, afirma que a iniciativa criou um ambiente de incentivo à criatividade do time para conseguir os objetivos dos projetos. “As soluções desenvolvidas vão agregar muito valor aos nossos produtos”.

Para os participantes, os desafios fizeram com que novos conhecimentos fossem adquiridos, além de trabalhar competências como planejamento e foco, para desenvolver da melhor forma possível e no menor tempo, ressaltou Matheus de Sousa, desenvolvedor de software.

A avaliação do evento, segundo a CFO da Digivox, Fernanda Albuquerque, refletiu em um saldo positivo para o desenvolvimento da equipe. “Terminamos o Hackathon muito satisfeitos com os resultados. Durante a semana, potencializamos o nosso ambiente de cocriação, de cooperação, aprendizagem contínua, e fortalecemos o trabalho em equipe, seguindo um caminho motivador que proporcione a melhor experiência para os colaboradores” conclui a diretora.

A Digivox, que  tem mais de 100 mil usuários de comunicação IP instalados e é provedora de soluções para grandes clientes, públicos e privados, demonstra que sua preocupação em entregar o melhor serviço começa com os seus colaboradores. Através de ações estratégicas e benefícios aos seus profissionais, busca dar apoio para que eles tenham um excelente resultado nas atividades para oferecer uma experiência completa para cada cliente.

Website: http://www.digivox.com.br