Como criar um blog rápido e com pouco dinheiro

Todas essas questões devem ser levadas em consideração na hora da criação do conteúdo para o blog.

Criar um blog é uma ótima estratégia para atrair tráfego, relacionar com o público e consequentemente vender.

Blog é mais uma das estratégias do marketing digital com gestão de conteúdo e SEO (Search Engine Optimization).
Entretanto, a estratégica deve ser bem pensada e algumas técnicas e pontos devem ser considerados para que esse projeto decole e gere vendas.

São 7 dicas para montar um Blog rapidamente com pouco investimento e obter resultados.

Escolher as ferramentas certas para o Blog

Um dos pontos mais importantes para se criar um blog de sucesso é a escolha de uma boa hospedagem e do Content Management System (CMS), ferramenta para criar/publicar os artigos do blog.

Como escolher uma hospedagem para o blog?

A hospedagem, como o próprio nome já diz, é a casa online do blog, o servidor onde ficará o site/blog.

Muitos olham a quantidade de espaço no servidor, quantidade de e-mail entre outros coisas. Não é isso o essencial.

Ao procurar uma hospedagem para o site/blog deve-se levar em consideração a performance. Pois ela poderá ajudar a rankear o conteúdo no Google e trazer tráfego para o site.

Um dos principais critérios é a velocidade. Analisar se a hospedagem possui HD SSD para armazenagem, acelerador do WordPress, integração com o CDN (Content Delivery Network / Rede de Distribuição de Conteúdo).

Outro ponto importante é a certificação SSL (Secure Sockets Layer), algumas hospedagem oferecem dentro do pacote ou contatação à parte. Ela é o HTTPS do site, uma boa prática de privacidade e segurança na Internet.

Um outro caminho é conversar com um especialista ou procurar uma agência de marketing digital, pois eles conhecem bem esse mercado de hospedagem de sites.

CMS – Ferramenta administrativa do blog

Conhecido como Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, o CMS é a estrutura onde o blog será criado: as páginas, os textos, o gerenciamento de post, dos links, das mídias (fotos e vídeos) e dos comentários.

Segundo W3tech WordPress e Joomla são os CMS utilizados. https://w3techs.com/technologies/overview/content_management/all

WordPress
É o CMS mais usual, o WordPress oferece muitas ferramentas como: temas, plugins e extensões que transformam o site no que quiser – e-commerce, blogs de sucesso, portfólios, formulários de contato, slider, compartilhamento de conteúdo, templates para os sites e etc.

Esse sistema é bastante intuitivo e, por ser o mais utilizado, há bastante vídeos e tutoriais que ensinam desde o básico até ferramentas mais avançadas.

Joomla
Mesmo estando bem atrás do WordPress quando o quesito é volume de instalações para blogs, o Joomla ocupa a segunda posição no mundo de CMS. Houve uma época que ele já foi o mais utilizado.

A grande vantagem do Joomla é que ele é bastante flexível e permite ter uma liberdade para mexer nos detalhes do site que não estão lhe agradando. O Joomla oferece maiores possibilidades de expansão ao projeto e funcionalidades.

Contudo o conceito de uso de extensão, plugins e componentes pode confundir os usuários menos experientes.

Análise do público

Com quem estará comunicando através do blog? Qual é o mercado e o nicho que a empresa deseja atingir? Que tipo de linguagem irá utilizar para conquistar a atenção desse público?

Qual conteúdo irá escrever para resolver qual problema que este público possui? Qual a persona que deseja atingir com o Blog? https://www.legions.biz/blog/persona-como-criar/

Todas essas questões devem ser levadas em consideração na hora da criação do conteúdo para o blog.

O que o Blog irá resolver e qual segmentação?

Quando temos alguma dúvida ou buscamos por alguma resposta, vamos para a internet. Que tipo de problema o blog vai ajudar o usuário a resolver?

Quais são as perguntas ou palavras-chave que os usuários vão utilizar para pesquisar nos buscadores como o Google.

Defina qual é o assunto ou que tipo de problemas que blog vai ajudar o leitor a resolver. Se o conteúdo for relevante para o leitor, ele não abandonará o blog e assim terá mais chances de virar um leitor assíduo.

Crie conteúdo relevante

Todos os blogs de sucesso têm um elemento em comum: possuem conteúdo relevante para aquele público.

Por isso, invista tempo na criação de conteúdo, pesquise e ajude o público a resolver os problemas, escrever no blog como revolver o problema.

Uma dica quente aqui é: faça textos com no mínimo 500 palavras. Alguns casos de conteúdo mais relevantes, como “Marketing Digital” os artigos que estão na primeira página possuem mais de 3 mil palavras.

Além do conteúdo deve-se considerar a frequência de publicação. Semanal, quinzenal, mensal, não importa. O importante é definir uma rotina para publicar.

Uma das principais dúvidas é sobre a frequência de publicação, isso muito depende da urgência, conhecimento sobre o conteúdo e aptidão para escrever.

Um alternativa é contratar serviços especializados para escrever em blogs ou freelance, isso é uma alternativa para quem tem urgência ou precisa de aptidão para escrever.

Faça um Check de SEO On-Page no artigo

Depois que escrever um artigo sobre o tema, é importante verificar se possui as boas práticas para os motores de buscas, como Google, enxergam bem o conteúdo.

Algumas dicas para check de SEO da página:

* Título da página: use títulos que atraiam atenção dos leitores
* URL da página: use nomes simples sem, números e símbolos
* Imagem: preencha sem o título e descrição da imagem
*Meta Descriptions: é a descrição da página, o conteúdo que aparece escrito nas pesquisas do Google.

O tema sobre SEO é muito amplo, porém esse técnica de check ajuda muito a rankear a página.

Verifique a usabilidade

O usuário está acessando conteúdo tanto dos smartphones quanto dos desktops ou notebooks, por isso, o blog precisa garantir que o artigo esteja adequado de forma correta para todos esses formatos.

Outro ponto importante na usabilidade verifique os botões CTA (Click to Action), imagens e formulários, se eles apresentam uma boa usualidade principalmente para smartphones.

Postagem nas redes sociais

Quem não é visto, não é lembrado. Utilize as redes sociais para divulgar os conteúdos novos do blog e convide os seguidores a lerem, acessarem, comentarem e a divulgarem os conteúdos do blog. Use as redes sociais a favor do blog. https://www.legions.biz/blog/midia-social-e-midia-digital-diferencas/

Website: https://www.legions.biz

Web Site: