Como criar uma rotina de limpeza efetiva para os tempos de pandemia da COVID-19

São Paulo 14/5/2020 –

O Brasil e o mundo vivem, hoje, um momento desafiador. Com o aumento dos casos registrados de COVID-19, a população e entidades governamentais vêm tomando providências para evitar maior disseminação do vírus. Entre elas, o cancelamento de grandes eventos, estocagem de alimentos essenciais e não perecíveis, bem como o controle de fluxo de pessoas por meio do isolamento social e, claro, a ampliação das práticas de higiene dentro e fora de casa

O Brasil e o mundo vivem, hoje, um momento desafiador. Com o aumento dos casos registrados de COVID-19, a população e entidades governamentais vêm tomando providências para evitar maior disseminação do vírus. Entre elas, o cancelamento de grandes eventos, estocagem de alimentos essenciais e não perecíveis, bem como o controle de fluxo de pessoas por meio do isolamento social e, claro, a ampliação das práticas de higiene dentro e fora de casa.

A cozinha tem mais germes do que qualquer outro cômodo da casa, até mais do que o banheiro, de acordo com o microbiologista Charles Gerba, professor de saúde pública, ciência ambiental e imunologia da Universidade do Arizona. Como resultado, limpá-la da maneira certa ajuda a evitar infecções e a cuidar de nossa saúde e de toda a família.

Afinal, esse espaço é usado para manipular, preparar e armazenar alimentos, mas com calor, vapor e umidade, criando as condições perfeitas para o crescimento de bactérias e germes. Então, com que frequência devemos limpar profundamente nossa cozinha? E o que devemos limpar todos os dias na cozinha?
Pensando nisso, a Cosentino decidiu criar um guia prático para ajudar na implantação de uma rotina de limpeza efetiva em tempos de pandemia. Confira abaixo as principais dicas do Grupo:

CRIANDO SUA ROTINA DE LIMPEZA
Algumas áreas precisam de uma limpeza diária: como tábuas de cortar (as melhores são as de plástico que você pode colocar na máquina de lavar louça ou lavar à mão e depois alvejar), a geladeira, esfregões e os panos.

Uma maneira eficaz de limpar sua geladeira é com vinagre, um dos antissépticos mais poderosos do mercado. E para esfregões e panos, é uma boa ideia usar uma solução de água sanitária e água, deixando agir por cinco minutos e permitindo secar após enxaguamento completo, pois a umidade permite a proliferação de bactérias. Uma alternativa, se o equipamento permitir, é colocar o pano no micro-ondas em uma tigela de água por dois a três minutos, depois enxaguar bem e deixar secar. Você também deve substituir suas esponjas e panos quando estiverem desgastados, o que é recomendável fazer a cada duas ou três semanas.

Esses elementos da sua cozinha precisam de uma limpeza e desinfecção profunda menos frequentes: bancadas, pisos, armários (dentro e fora), lixeira e aparelhos elétricos. Aqui está um guia detalhado de como fazer.

BANCADAS SEM MANUTENÇÃO
Qualquer que seja o tipo de bancada, deve ser feita uma limpeza diária rápida para remover manchas de molho, migalhas de pão ou outros resíduos de alimentos. Também deve ser totalmente desinfetada todos os dias, usando água morna e sabão para eliminar germes. De fato, durante períodos de alerta de saúde como este, deve-se tomar cuidado extra e as bancadas e as áreas de superfície devem ser limpas com mais frequência, após cada uso (2 a 3 vezes ao dia), para garantir que sejam totalmente desinfetadas.

Maite Pelayo, microbiologista e porta-voz técnica do Instituto Silestone, recomenda limpar com desinfetante ou sabão e água com uma compressa usada exclusivamente para esse fim e deixá-lo agir por alguns minutos. Não use esponjas com as quais você lava a louça e, se tiver uma bancada de aço, escolha um produto que não risque sua superfície. Em seguida, você precisará limpar e secar usando um pano limpo.

O método de desinfecção de bancadas de cozinha fabricadas com nossas marcas Silestone, Dekton, Sensa ou Natural Stone é o mesmo recomendado para qualquer superfície com a qual tenhamos contato físico. Além de detergente, você também pode usar um pano umedecido com uma solução alvejante e água. Além disso, você também pode usar álcool de limpeza, tomando as precauções recomendadas e lembrando-se de não misturar produtos.

PISOS IMPECÁVEIS
Como regra geral, deve ser suficiente varrer ou aspirar e esfregar o chão entre três e quatro vezes por semana. No entanto, dadas as circunstâncias excepcionais em que vivemos, o Instituto Silestone recomenda limpar a cozinha e o chão após o a utilização da cozinha, assim como ventilar toda a área.

LIMPEZA DOS ARMÁRIOS
É aconselhável limpar a frente dos armários com água e sabão uma vez por semana, prestando atenção especial às alças, onde a maior parte da sujeira tende a se acumular. No que diz respeito ao interior, estes devem receber uma limpeza completa a cada três meses.

E OS LIXOS DE RESÍDUOS?
São passíveis de reciclar resíduos orgânicos, vidro, papel e embalagens (plástico, latas e embalagens). Antes de começar, vista um par de luvas para se proteger das bactérias que se acumulam dentro dos lixos. Idealmente, faça uma boa limpeza uma vez por semana, por dentro e por fora, prestando atenção especial aos cantos, se as caixas forem retangulares ou quadradas. Para uma desinfecção adequada, use detergente e vinagre branco.

NÃO ESQUEÇA
Ao limpar a cozinha, o interior da geladeira deve ser lavado uma vez por semana. Adicione suco de limão ou outro produto de sua confiança, como amônia, à água que você usa e limpe também as vedações de borracha da porta. A parte externa precisa ser limpa com menos frequência, exceto a maçaneta da porta, que acumula sujeira e deve ser limpa todos os dias.

Também é importante prestar atenção ao tanque de água da sua máquina de café, que é uma das cinco áreas com o maior número de germes na cozinha. Elimine-os com uma completa limpeza semanal e faça o mesmo com todos os outros equipamentos, como a chaleira e a torradeira, mas não o forno, que deve ser limpo após cada uso.

LIMPEZA NECESSÁRIA
Finalmente, limpe duas vezes por mês as grandes áreas escondidas e esquecidas sob os rodapés dos armários ou atrás da geladeira, por exemplo. Esses espaços acumulam poeira e precisam de atenção especial ao fazer uma limpeza completa na cozinha. Aproveite a oportunidade para tirar o pó e limpar os pisos também.

Website: http://www.cosentino.com

Web Site: