Como definir um bom programa de reconhecimento para funcionários

11/11/2019 –

Em um cenário de competição pelos melhores profissionais, muitas empresas focam em oferecer os melhores salários que podem pagar, na esperança de que os funcionários se sintam valorizados e felizes em permanecer trabalhando ali. Se fosse assim tão simples, a verdade é que motivação no trabalho vai muito além disso!

O salário é, sim, importante tanto no recrutamento e como na retenção de talentos. Mas empresas de todos os portes estão percebendo que precisam desenvolver iniciativas de reconhecimento para fazer com que sua equipe se sinta valorizada. Não é à toa que o principal desafio dos gestores é aprender como motivar uma equipe!

Em um estudo da SHRM/Globoforce, os gestores de RH afirmam que esses programas de motivação no ambiente de trabalho melhoram a experiência do funcionário em 89%, os relacionamentos (86%), a cultura organizacional (85%), o engajamento (84%) e o comprometimento com valores organizacionais (83%).

Uma pesquisa feita pela Sodexo revelou que 95% dos donos de PMEs acham que valorizar os esforços dos funcionários e reconhecer seu desempenho são os meios mais eficientes de aumentar o desempenho deles na empresa. O estudo também revelou que os entrevistados acreditam que empresas pequenas e médias são mais eficientes no reconhecimento de colaboradores do que as companhias maiores.

Reconhecendo gerações e origens diferentes

Para tirar o máximo proveito do investimento nesses programas de motivação no trabalho, as empresas precisam entender o que mais motiva seus colaboradores. Estudos da Sodexo mostram que os mais colaboradores experientes costumam preferir recompensas com toque pessoal e promoções, já os que acabaram de chegar (os Millennials) gostam mais de recompensas tangíveis, que podem ser acessadas por canais digitais.

No Brasil, os donos de PME entendem que programas de reconhecimento como o vale-presente e, também, em benefícios que aumentam o poder de compra e a qualidade de vida como o vale-alimentação e o cartão refeição poderiam atender as expectativas de seus colaboradores e pretendem investir neles nos próximos anos.

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br