Como driblar o tédio das crianças no isolamento social

São Paulo 8/4/2020 –

Em um cenário de isolamento, que já é realidade desde a terceira semana de março, muitas pessoas já esgotaram as atividades possíveis para se manterem ocupadas. O tédio começa a tomar conta. Para quem tem criança e casa, o cenário se intensifica ainda mais: os pequenos precisam liberar energia e não estão nas escolas.

A chave do sucesso e ao mesmo tempo maior desafio nessa missão é manter a rotina, explica a educadora física Roberta Ferreira, Gestora do Programa Infantil da Cia Athletica Anália Franco. “As rotinas independem do local onde esteja sendo praticado. Antes de qualquer prática, é importante afastar os móveis ou objetos que possam apresentar riscos de acidentes. Sempre recomendamos que a roupa deve ser a mais confortável possível para dar liberdade aos movimentos, manter uma garrafinha de água para se hidratar durante a prática e escolher o horário que não atrapalhe as refeições e jamais treinar em jejum”, conta a profissional.

Além de buscar formas interativas de fazer exercícios, a família pode estimular brincadeiras que já fazem parte do universo infantil. “Nós já temos atividades globais incríveis e que funcionam para o desenvolvimento da criança. Para improvisar, pode usar circuitos motores utilizando garrafas pet, sofá, colchão, brinquedos da própria criança, túnel feito de lençóis, brincadeiras de roda cantada, caça ao tesouro, pular corda, amarelinha, voleibol com bexiga, futebol de bola de meia e por aí vai”, explica a educadora física.

Família ativa, criança ativa

Além de exercícios físicos, há outras atividades que são fundamentais para o desenvolvimento infantil, que não pode ser interrompido neste momento de confinamento. Incentivar os jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, leituras de histórias, palavras cruzadas e brincadeiras livres podem ser boas opções. “A criança precisa também exercitar o cérebro. Fantasiar, imaginar novas possibilidades para aguçar a criatividade e desenvolver o sistema cognitivo”, explica.

Diante de um cenário atípico e em que todos estão em processo de adaptação, é importante observar o comportamento da criança e respeitar o tempo dela. “Impor uma rotina de exercícios não será eficiente para estimular a prática, por isso é importante dar exemplo. Crianças ativas normalmente estão inseridas em famílias ativas”, e uma criança ativa que desenvolve hábitos saudáveis provavelmente irá se tornar um adulto ativo. “Independente do cenário que estamos vivendo, o estímulo não deve cessar”, conclui.

Cia Athletica oferece aulas online para crianças

Desde a primeira semana de isolamento social, a Cia Athletica tem oferecido aulas online para o público infantil. “A ideia é que as crianças se mantenham ativas com responsabilidade nos exercícios. Famílias devem permanecer dispostas a buscar informações, se adaptarem ao cenário de isolamento e improvisar”, explica a educadora física Veridiane Cabral da Cia Athletica Porto Alegre.

As aulas são oferecidas de segunda a sábado, no perfil do Instagram da Cia Athletica Porto Alegre – @ciaathleticapoa – com variação de modalidades:

Segunda-feira: Pilates para Crianças
Terça-feira: Hora da Brincadeira
Quarta-feira: Funcional Kids
Quinta-feira: Hora da Brincadeira
Sexta-feira: Ritmos Kids
Sábado: Hora da Brincadeira

Pilates para Crianças

A aula é composta por exercícios do Pilates adaptados ao universo infantil. “Procuramos proporcionar atividades lúdicas e divertidas, com uma dinâmica focada em respeitar o tempo da criança.”, explica a educadora física Carolina Fernandes, responsável pelas aulas de Pilates para crianças através de lives no Instagram.

Para se adaptar ao comportamento infantil, os exercícios duram menos tempo, mas é baseado no método Pilates clássico. As aulas são gravadas dentro da casa da professora e ela conta com um auxílio: a filha de cinco anos. “Ela me acompanha nas aulas para que eu consiga mostrar os exercícios da melhor forma possível, e eu utilizo o que tenho em casa: brinquedos, bola, almofada. Tudo isso é para que a adaptação em casa seja mais fácil”, explica.

Ritmos Kids

A modalidade não exige material algum, basta um espaço coerente com os movimentos da aula. Além de ocupar o tempo da criança, estimula coordenação motora, musicalidade e ajuda a criança a passar pelo isolamento de uma forma mais divertida e lúdica.

“O nosso foco é fazer com que a criança não pare de se exercitar, nem que seja por 30 minutos diários. Neste formato de live, nós acrescentamos à aula, que já é divertida, uma interação que o Instagram proporciona. A aula é para toda a família praticar exercício de uma forma leve e lúdica”, explica Veridiane Cabral, responsável pelas aulas de Ritmos Kids da Cia Athletica.

Website: https://ciaathletica.com.br/

Web Site: