Como envolver os funcionários durante crises organizacionais e mudanças significativas

São Paulo 22/4/2020 – Aproveite a inteligência coletiva para dar suporte à contingência comercial, o Crowdsourcing, um modelo de estruturação para resolução de problemas

A mudança será radical entre a relação capital e trabalho pós Pandemia. No Brasil cerca de 70% das empresas são pequenas e médias, são as que mais nos preocupam. A projeção é que o número de 12 milhões de desempregados cresça para 18 milhões em um curto período. Nos EUA, o número de desempregados já ultrapassou 20 milhões. Entendo que apenas os recursos dos fundos não são suficientes. Existe a necessidade urgente do governo emitir a moeda.

Como envolver os funcionários durante crises organizacionais e mudanças significativas

O avanço de informalidade nos últimos anos foi enorme. A quarta revolução industrial já demonstrava caminhos diferentes. A tecnologia acelerou o mercado de trabalho mesmo antes da crise do COVID-19. As ferramentas tecnológicas são muito eficazes e os aplicativos transformaram o trabalho remoto tanto formal como informal. O e-commerce já era uma tendência confirmada e durante a crise do coronavírus obteve um crescimento de 37,59%. Em São Paulo temos grandes empresas de comércio que rentabilizam em 47% suas vendas através do e-commerce. O grande desafio está na modernização e qualificação adequada dos funcionários e equipamentos, este aspecto pode gerar empregos gradualmente.

Contudo, o desemprego vem aumentando no Brasil e já são 12 milhões de desempregados. Segundo Ricardo Patah presidente da UGT União Geral dos Trabalhadores e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, os acordos e o entendimento da mudança efetiva, serão fundamentais para a reorganização do mercado de trabalho: “Apenas os recursos dos fundos não serão suficientes, existe a necessidade urgente do governo emitir a moeda. O dinheiro novo precisa chegar até os empresários e assim manter o emprego para milhões de pessoas. O bem maior depois da vida é o emprego. Cerca de 70% das empresas brasileiras são pequenas e médias e sem dúvida serão as mais afetadas”.

Uma pandemia parou o mundo e as consequências já refletem na economia. São inúmeras as dificuldades. Como gerar massa salarial? Como manter o emprego? Mediante a tanta imprevisibilidade, não há dúvidas que a saída da crise será gradual. Para empresários o desafio está em aumentar o engajamento da equipe, alguns projetos foram interrompidos e há uma confusão somada a incerteza no mercado. De acordo com Marcos Ferreira, Gerente de Transição de Carreira da Success People — empresa de desenvolvimento pessoal e gestão de pessoas situada em São Paulo — Inteligência emocional e comprometimento de toda a empresa são vitais para a sobrevivência da empresa: “É indispensável focar na reputação pública. Ela deve estar na vanguarda de seus negócios. É de extrema importância envolver os colaboradores no planejamento durante o momento no qual estamos imersos. Seus funcionários são alguns dos principais interessados e uma crise provavelmente afetará cada um deles, o que pode prejudicar os projetos e a reputação da empresa. Em tempos que a organização está em ascensão, a comunicação bidirecional entre gerentes e funcionários é fácil, os níveis de motivação são altos. Quando há um momento como a crise do Covid-19, existe uma ameaça imediata à sobrevivência. Nesta ocasião, as pessoas entram em pânico. A informação deve ser transmitida de maneira clara e objetiva, pois a falta de informação e direcionamento, causará especulação entre a equipe”.

Durante a crise as necessidades da empresa devem estar acima das necessidades pessoais. Segundo Neiva Gonçalves, Diretora de Carreira da Success People, existem técnicas para o gerenciamento da crise:

1- Envolva a resposta dos funcionários em seu plano de comunicação de crises A resposta à crise envolve ter um plano para responder a uma ampla variedade de circunstâncias, conversar com os funcionários compreendendo sua situação emocional no momento, ouvi-los e incentivar as suas recomendações pode fornecer pistas sobre o que a sua empresa precisa. Criar um diálogo com os funcionários permitirá alinhar pensamentos e preparar a retomada: “Aproveite a inteligência coletiva para dar suporte à contingência comercial, é o que chamamos de Crowdsourcing, um modelo de produção e de estruturação de processos que utiliza a sabedoria e os aprendizados coletivos para a resolução de problemas”, comenta Neiva. Considere expandir suas iniciativas de brainstorming para incluir informações externas”. 

2- Tudo tem um lado positivo

“Há um antigo provérbio chinês que diz: A crise é uma oportunidade em um vento perigoso. Durante esses dias de agitação global, histerias e discussões às vezes descabidas, empresas de todos os setores devem manter em mente a mensagem desse provérbio. O cancelamento de atividades e ou a parada súbita da atuação da máquina corporativa não deve sufocar a inovação em sua empresa”.  

3- Manter os funcionários em ativa participação

Para garantir aos funcionários que eles são membros valiosos de uma organização forte é aconselhável inserir desafios que incentivem a participação: “Esses desafios devem ser planejados em consulta com especialistas para que eles tenham o máximo alcance e efeito. Ideias como a realização de competições projetadas para soluções de respostas à pandemia ou criar campanhas na qual os funcionários possam contribuir com sugestões de como a organização pode atender melhor às suas necessidades durante a crise, aumenta os níveis de engajamento. Promova ações que os inclua nas reflexões e em pequenos projetos com foco na inovação”.

 Luciano Mello, vice-presidente da Success People, ressalta a importância do planejamento estratégico: “O momento é de incertezas e a preparação é para o enfrentamento a longo prazo. A Succes trabalha em projetos que permita a  reconfiguração rápida com foco no engajamento da equipe. A oportunidade existe em todos os âmbitos, desde a reorganização da estrutura  organizacional, como na busca de uma vaga no mercado de trabalho. É o planejamento estratégico o grande diferencial de quem resiste a uma crise como esta”.

 Para mais informações: wwww.successpeople.com.br

 

 

 

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