Como instalar uma barra de apoio inox de acordo com a ABNT?

Guarulhos/ SP 21/2/2020 – Faz-se necessário observar a NBR 9050, que diz sobre Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos.

Um dos pontos mais importantes da acessibilidade em construções são as barras de apoio nos banheiros, afinal, elas garantem não só uma segurança ao usuário, como também promove bem-estar e conforto. Mas como instalar barras de apoio conforme as exigências da ABNT?

É importante saber que apesar de ser um produto que aparenta ser de fácil instalação, existem condições que devem ser respeitadas para que haja uma totalidade da eficácia da barra. Para isso, faz-se necessário observar a NBR 9050, que diz sobre Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos. É esta norma que estabelece os critérios e parâmetros para que haja segurança e condições de mobilidade a pessoas com limitações físicas.

Por exemplo, segundo a norma, a barra próxima do vaso deve ser instalada na horizontal, com cerca de 80 cm.

A Projinox, referência na fabricação de artefatos em aço inoxidável, explica como deve ser a instalação. O gerente comercial, Douglas Brito, diz que antes de tudo, é válido ressaltar que qualquer tipo de barra de apoio precisa ter diâmetro maior que 32 mm e suportar 150 kg. Outro detalhe importantíssimo é que a norma estabelece que tais barras precisam ser resistente à corrosão, por isso recomenda-se o aço inox, sobretudo pelas condições que a peça será submetida diariamente, como água e vapor quente.

A instalação de barras de apoio

Segundo Brito, o primeiro passo é se assegurar de que não há canos ou fios passando no local onde as barras serão parafusadas. Ao posicionar a peça, certifique-se que ela seja instalada a uma altura de 75 cm do piso acabado. É recomendando fazer algumas marcações a lápis do local onde serão feitos os furos para alinhamento.

“Faça o primeiro furo em um dos lados, acerte a disposição da peça e depois repita o processo na outra extremidade. Ao deixar a peça alinhada, faça o restante das furações. Por fim, deslize a canopla de acabamento para deixar sua barra de apoio sem parafusos aparentes. Pronto!”, pontua.

Por que ser inox?

O aço inoxidável tem diversas vantagens que garantem ser a melhor escolha na hora da aquisição de uma barra de apoio. Além do que já foi citado, a vantagem fica por conta da praticidade na limpeza: em muitos casos, basta sabão neutro e água e a peça ficará como nova.

Outras peças inox que compõe a acessibilidade de um banheiro são os bancos perfurados articuláveis, para auxílio na hora do banho e placa de impacto para portas.

Sobre a Projinox

A Projinox está há 20 anos no mercado de aço inoxidável, fabricando produtos de acordo com a necessidade de cada cliente. Com atendimento em todo o Brasil, a empresa conta com vasta experiência, fornecendo uma variedade de produtos feitos sob medida, como guarda-corpo, corrimão, mesa, armário, balcão, cubas e etc.

Confira a matéria original: Como instalar uma barra de apoio?

 

Website: http://www.projinoxindustria.com.br

Web Site: