Como trabalhar as lacunas de aprendizado dos alunos causadas pela pandemia?

São Paulo, SP 3/12/2020 –

Nova solução do SAS para escolas identifica as lacunas de aprendizado dos alunos e oferece plano de ação pedagógico personalizado

O ano de 2020 e a pandemia do novo coronavírus trouxeram desafios sem precedentes para as instituições da Educação Básica. Com a paralisação das aulas presenciais em todo o Brasil e no mundo, e a realização do ensino remoto em regime emergencial, escolas e professores precisaram se adaptar rapidamente ao “novo normal”, adotando medidas que evitassem maiores danos à aprendizagem dos estudantes. Agora, com 2021 batendo na porta, chegou a hora de diagnosticar o que foi, de fato, aprendido ao longo deste ano, orientando o planejamento escolar para que as lacunas identificadas sejam trabalhadas no próximo ano letivo. 

Nesse contexto, o SAS Plataforma de Educação desenvolveu o Aprendizagens Essenciais, solução pensada para as escolas que desejam identificar e recuperar as lacunas de aprendizado dos seus alunos, considerando suas necessidades individuais e em seus diferentes níveis. Com ferramentas digitais, avaliações diagnósticas, trilhas de replanejamento pedagógico distintas para cada faixa etária e acompanhamento de consultores pedagógicos especializados, as escolas contarão com recursos para mensurar os níveis de aprendizagem, desenvolvendo planos de ação de forma personalizada e assegurando aos estudantes a recuperação das habilidades essenciais definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).    

“É de se esperar que a aprendizagem dos alunos tenha sido afetada pela pandemia, gerando perdas que precisam ser mapeadas e endereçadas. O Aprendizagens Essenciais vem, portanto, para auxiliar as escolas na identificação dessas lacunas de aprendizado e no desenvolvimento de estratégias pedagógicas que garantam um planejamento curricular assertivo e consistente”, afirma Ademar Celedônio, professor e diretor de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação.  

A solução oferece apoio completo à escola, que tem autonomia para realizar uma transição acolhedora, consciente e contextualizada à realidade dos alunos. Disponível para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, todo o processo proposto pelo Aprendizagens Essenciais é feito com o acompanhamento personalizado de um consultor pedagógico SAS, que tem o compromisso de auxiliar a escola e os professores na evolução das trilhas e na execução das atividades. 

 

Ano letivo em 2021 

Já prevendo as possíveis lacunas de aprendizado causadas pela pandemia, em outubro deste ano, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, com unanimidade, parecer que estende o ensino remoto até dezembro de 2021. Ainda no aguardo da homologação, a medida veio para regulamentar a lei que desobriga as escolas a cumprirem os 200 dias letivos. Além disso, a resolução não homologada garante que os conselhos estaduais e municipais de educação tenham autonomia para criar leis sobre as fusões dos anos letivos de 2020 e 2021, bem como sobre os processos avaliativos que podem ou não reprovar os alunos. 

“O próximo ano vai ser dois anos em um, o que vai exigir um grande planejamento por parte das escolas para garantir que as aprendizagens sejam adquiridas pelos alunos. Nosso grande objetivo com o Aprendizagens Essenciais é, mesmo em um cenário de incertezas, ajudar as escolas a mapear os pontos de melhoria na aprendizagem dos estudantes, para resolvê-los. O que vale é fazer o possível para que eles não percam nenhuma habilidade, aprendendo no seu próprio ritmo e tendo em vista diferentes necessidades e pontos de partida, já que os impactos da pandemia na educação e no socioemocional dos alunos ainda serão sentidos por alguns anos”, completa Celedônio. 

 

SAS Plataforma de Educação  

SAS é uma Plataforma de Educação que, há 16 anos, oferece soluções educacionais de Excelência, de forma completa e integrada, para mais de 860 escolas parceiras em todo o Brasil. Entre suas mais diversas soluções, suas escolas parceiras contam com materiais didáticos atualizados, tecnologia educacional engajadora, avaliações digitais e presenciais com relatórios diagnósticos para professores e alunos, formação de corpo docente e equipe pedagógica e acompanhamento completo e personalizado por uma equipe de consultores pedagógicos.  

Ao longo dos anos, as escolas SAS vêm acumulando excelentes resultados no ENEM, estando entre as escolas que mais evoluem no exame, segundo levantamento recente do Banco BTG Pactual. Além dos grandes resultados dos alunos SAS no ENEM e demais vestibulares, as soluções da plataforma auxiliam suas parceiras na conquista de seu maior objetivo: desenvolver cidadãos preparados para os desafios do mundo, por meio de uma formação integral, completa e de qualidade. 

Website: http://saseducacao.com.br/

Web Site: