Como variar os sabores dos pratos clássicos do Natal

23/12/2019 –

A mesa de Natal é uma das mais esperadas do ano. As carnes brancas, arroz colorido, salada de batatas, por exemplo, já são itens indispensáveis nesta refeição especial junto de familiares e amigos. E por conta dessa tradição é desafiador variar os pratos servidos na ceia de Natal. No entanto, Ana Spengler, chef parceira da Smart, diz que é possível fazer novas combinações de temperos para surpreender convidados com sabores diferentes nos pratos clássicos.

Entre as dicas para ressaltar o sabor dos pratos, a chef diz que as ervas desidratadas, como os temperos de toque cítrico e defumado, cumprem bem o seu papel no marinado de carnes brancas. Além disso, o contraste entre o doce e o salgado já são sabores característicos dos pratos da ceia, e podem ser acentuados com o uso de pimentas aromáticas e ervas.

Dar uma nova chance às uvas-passas para adocicar as preparações é também uma sugestão da chef: “Hoje, existem passas de uva verde, rosada, escura, que possuem acidezes distintas e são muito saborosas. Hidrate-as em água, manteiga ou alguma bebida como conhaque, licor ou vinho do porto antes de incluir nas receitas. Mas, se a resistência às passas permanecer, troque as uvas por damascos, morangos ou tâmaras desidratados”, completa a Ana Spengler.

A seguir, a chef parceira da Smart sugere três receitas saborosas e com toques diferentes a ceia deste Natal. Vale conferir:

Peru recheado
Ingredientes

1 peru (com cerca de 3kg)
6 laranjas
2 cebolas em rodelas
4 dentes de alho
2 colheres (sopa) de Smart churrasco sal rosa e chimichurri
1 colher (sopa) de páprica picante OU páprica defumada
Pimenta preta
Sal

Preparo:
Temperar o peru com sal e pimenta, colocar em um saco do tipo zip-lock e reservar por meia hora. Espremer o suco das laranjas e misturar com a cebola, os dentes de alho e os demais temperos. Deixar marinando sob refrigeração por 24 horas antes de assar. Reservar o líquido da marinada, rechear o peru com a farofa de Natal e amarrar as coxas. Colocar em uma assadeira, regar com o caldo da marinada, cobrir com papel alumínio e levar ao forno pré-aquecido em 160ºC por 2 horas e meia. Aumentar o forno para 200ºC, descartar o papel alumínio e voltar à ave ao forno, por mais 20 minutos (ou até que esteja dourada).

Farofa de Natal
Ingredientes
500g de farinha de mandioca tipo biju
200g de manteiga
100g de uva passa rubi
100g de damascos secos (cortados em cubos pequenos)
150g de castanha-de-caju ou noz chilena quebrada
200g de bacon (cortado em cubos pequenos)
pimentas coloridas moídas
sal

Preparo:
Dourar o bacon na própria gordura, juntar a manteiga e as frutas secas, mexer por alguns minutos para hidratas as frutas, juntas a castanha escolhida, tostar rapidamente e juntar a farinha de mandioca. Mexer por alguns minutos, temperar com sal e pimentas coloridas.

Salpicão de frango defumado
Ingredientes
1 frango defumado desfiado (pode ser substituído por sobras de ave natalina)
1/2 xícara de cenoura ralada
1/2 xícara de salsão picado
1/2 xícara de uva passa branca
2 maçãs verdes (cortas em cubos, com a casca)
800g de maionese
100g de batata palha
Tempero Frango Zero Sódio
Tempero Lemon Pepper

Preparo:
Misturar o frango, a cenoura, o salsão, a maçã e as passas, juntar a maionese e misturar bem.Temperar com Frango Zero Sódio e Lemon Pepper e conservar sob refrigeração. No momento de servir, colocar na travessa e cobrir com a batata palha.

Website: https://www.smarttemperos.com.br/

Web Site: