Confenar destaca o aperfeiçoamento da segurança digital nas revendas

São Paulo 28/2/2020 –

Com a informação se tornando cada vez mais valiosa, os hackers evoluem rapidamente na forma de invadir sistemas para cometer crimes cibernéticos. Nesse contexto, a segurança digital precisa manter-se sempre à frente para impedir ataques externos em diversos setores, como é o caso do mercado de distribuição de bebidas. A Confenar, Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição, trabalha para a adequação completa da rotina das empresas do setor associadas à instituição. Entre as medidas adotadas, destaque para a modernização dos sistemas e o plano de orientação disponibilizado a 110 revendas de todo o País.

“A migração de nossos principais sistemas, aqueles essenciais à operação diária das revendas, para o armazenamento em Nuvem foi realizada com o objetivo de maximizar a segurança dos dados. Esse modelo armazena as principais informações da rede em Data Centers preparados com estrutura sofisticada de segurança, funcionamento ininterrupto e administrados por fornecedores renomados”, explica Erick Nassif, Diretor de Tecnologia da Informação na Confenar. Realizado com o apoio de uma grande equipe de especialistas da área de Tecnologia, a Confederação migrou seus negócios digitais para o modelo de Software as a Service (SaaS), profissionalizando serviços como e-mails, backups e hospedagem de sites das distribuidoras.

O trabalho realizado é fundamental para ajudar as revendas do Brasil a se protegerem nessa nova era digital. A Confenar representa distribuidoras que, juntas, somam quase 20 mil colaboradores diretos. Esses funcionários trabalham conscientes da realização de processos seguros dentro de suas operações, tanto no atendimento aos clientes nos pontos de venda (como bares e restaurantes), como na gestão dos dados. Por isso, a atualização constante dos colaboradores é fundamental. A Confederação também realiza parcerias com fornecedores que trabalham com tecnologia de ponta em seus produtos como sistemas de gestão de frota e armazém, possibilitando às distribuidoras adquirirem itens de referência no mercado.

Um dos pontos mais importantes é ajudar as revendas a preverem e mitigarem ameaças cibernéticas como malware, ransomware e phishing. Especificamente no setor de logística, por exemplo, tem crescido o número de casos em que hackers atuam com quadrilhas de roubo de cargas ou para conseguir os dados financeiros de clientes. São riscos como esses que a orientação e o suporte para a adoção de novas práticas de segurança visam evitar.

Vale destacar que uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou que o Brasil ocupa o segundo lugar no mundo com mais perdas econômicas provenientes de ataques cibernéticos, passando de R$ 80 bilhões de prejuízo em 2019. O mesmo estudo aponta que o País ocupa a 70ª colocação no índice de segurança cibernética da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que também faz parte da ONU.

Para proteger as informações

Outra medida importante da Confenar é o compartilhamento de dicas para otimizar a segurança das operações das revendas no dia a dia. Entre os tópicos trabalhados está a importância de manter estruturas modernas, além de formar uma cultura orientada à segurança digital.

Entre as dicas apresentadas está a importância de se configurar senhas fortes, que mesclem letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos, evitando sequências ou palavras muito conhecidas. “Existe um algoritmo que consegue quebrar senhas óbvias por trabalhar por meio de um método conhecido como ‘força bruta’, tendo a máquina literalmente testado todas as combinações possíveis de senha até encontrar a correta”, afirma Nassif, reforçando que a participação dos colaboradores é vital para evitar problemas como esse.

Além disso, é importante conectar os dispositivos móveis e pessoais dos funcionários a uma rede totalmente separada da revenda. Uma conexão Wi-Fi com firewall mal configurado é vulnerável ao ataque de hackers, que podem obter informações estratégicas ao acessar os servidores das empresas.

Website: http://www.confenar.com.br/

Web Site: