Confiança do empresário industrial tem crescimento pelo quinto mês seguido no País

São Paulo 2/10/2020 –

O setor industrial viveu períodos de apreensão desde o início da pandemia de Covid-19, mas, pelo quinto mês consecutivo, a confiança no segmento cresceu. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em setembro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) atingiu 61,6 pontos.

Um dos fatores que contribuíram diretamente para a evolução desses números foi o início de uma flexibilização do isolamento social, ainda que com rígidos protocolos para o setor, no mês de maio, resultando na intensificação das operações industriais. De acordo com a CNI, a recuperação do segmento aumenta a confiança e indica boas perspectivas para investimentos e contratações.

Vale lembrar que o Icei é composto pelos índices de Condições Atuais e de Expectativas, que variam de 0 a 100 pontos. Quando acima da faixa dos 50 pontos, os indicadores apontam que a confiança dos empresários está em alta – ao contrário do que mostram quando os números estão abaixo dos 50.

Em setembro de 2020, o Índice de Condições Atuais registrou 54,7 pontos – 7,8 a mais que em agosto. Ou seja, pela primeira vez desde o início da pandemia, a linha dos 50 pontos foi ultrapassada e a confiança dos empresários industriais subiu. Enquanto isso, o Índice de Expectativas cruzou essa faixa em julho, e vem se mantendo desde então, alcançando, em setembro, os 65,1 pontos.

Desempenho da indústria

Em 2019, o consumo aparente – que afere a produção, importação e exportação de máquinas e equipamentos – registrou balanços positivos, com um aumento acumulado de 15,9%. A representação de maquinário importado no mercado nacional, em 2019, chegou a 63%, três pontos percentuais acima do registrado em 2018.

E é por meio de seus produtos fabricados ou distribuídos que a indústria move o País. Tal solidez se dá por conta das fábricas e usinas em todo o seu processo produtivo, e, para que isso ocorra da maneira mais eficiente, deve-se dar atenção aos equipamentos e maquinário que dão suporte para todo o setor.

Visando isso, o Grupo Alltech está focado em auxiliar seus clientes e fornecedores durante esse momento delicado de retomada e recuperação da atividade industrial. Dessa forma, a empresa vem prestando serviços de aluguel de máquinas, como injetoras de plástico e tornos CNC.

O Grupo Alltech atua no segmento de usinagem, oferecendo máquinas, serviços e soluções completas para a melhoria de processos em centros de usinagem. Um de seus braços é a AllService, uma empresa responsável pelo monitoramento, manutenção, assistência técnica e acompanhamento especializado para clientes.

Website: https://www.grupoalltech.com.br/

Web Site: