Conheça os ambientes do Projeto Janelas CASACOR São Paulo

São Paulo 3/12/2020 –

Ambientes inspirados no morar pós-pandemia estão em 13 bairros da capital paulista até 20 de dezembro. Exposição phygital é totalmente gratuita e pode ser visitada também online

A edição paulistana do projeto Janelas CASACOR está por toda a cidade distribuída por 13 bairros, numa exposição aberta ao público, totalmente gratuita e em formato phygital. Diferente de seu formato tradicional, que nos últimos anos acontece no Jockey Clube, Janelas CASACOR foi concebido pela mais completa mostra de arquitetura, design e paisagismo das Américas, como uma resposta à pandemia, trazendo um novo formato e uma nova forma de levar o trabalho da marca a um público maior, de maneira segura, acessível e principalmente democrática. Esse exercício criativo e de reflexão, com o objetivo de tornar tangíveis, conceitos e ideias de quem pensa a casa, transformou tudo isso em soluções para as angústias das pessoas, traduzindo a casa dos novos tempos.

OS PROFISSIONAIS E SEUS PROJETOS

A Praça Vinicius de Moraes, no Morumbi recebe 2 projetos. O primeiro deles, de Brunete Fracarolli, foi batizado de Simplicidade e surpreende os fãs da arquiteta. As cores sempre marcaram presença nos ambientes criados por ela, mas aqui, a profissional apresenta um espaço totalmente branco.

Logo ao lado, o Estúdio Elo, de Ticiane Lima, traduz uma obra de arte de Ricardo Bueno, que traz duas formas de latão ligadas dentro de um invólucro de vidro soprado, em um espaço compacto, multifuncional e organizado.

Na Praça Cidade de Milão, habita a Casa Conectada LG, da Suíte Arquitetos. O projeto propõe uma reflexão sobre a diversidade e a importância de construirmos um futuro com equilíbrio de oportunidades e direitos iguais.

Na Praça Adolpho Bloch, as cores do rei do maximalismo, Sig Bergamin, trazem alegria e chamam a atenção de quem passa a pé, de carro ou de ônibus. É o Banhos de Luz, Espaço Deca, um banheiro caleidoscópio que ameniza o excesso de cinza da cidade.

O Shopping Iguatemi recebe o Estúdio R2M, de Roberto Migotto e Rick Minelli, pensado para mostrar que o design afetivo assumiu um lugar de extrema importância.
No mesmo local, João Armentano apresenta seu ambiente: “Pra quê mais?”, onde destaca que viver com o essencial se tornou um imperativo.

Na Estação Pinheiros, próximo da ciclovia, o trabalho de Kiko Sobrino, batizado de Camadas de Vida, chama para uma reflexão. O que está por trás de uma pedra de cinco toneladas, protagonista absoluta do contêiner do arquiteto e artista plástico, é a ideia de retorno ao que há de mais essencial nas nossas vidas e nas nossas casas.

O Largo da Batata abriga mais duas Janelas CASACOR. A primeira, de Leo Mancenido, chama-se Streaming Room 01, traduzindo em ambiente o que virou rotina na vida de praticamente todo o mundo: o trabalho remoto, as Lives e as transmissões e reuniões em vídeo.

Logo ao lado, Fernando Brandão apresenta o ambiente ETC. Esqueça a ideia de um elefante branco no meio da sala; O verdadeiro incômodo atual é o vírus que circula entre nós, representado pelo colorido elefante grafitado pelo artista plástico Carlos Matuck.

Em frente à Dan Galeria, a artista plástica Denise Milan, apresenta o Banquete da Terra, que retrata uma das coisas das quais as pessoas mais sentiram falta durante o confinamento: sentar ao redor de uma mesa com amigos e familiares.

Na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, Léo Shehtman, apresenta o Office Terra Brasil, alocado no número 1147 (no estacionamento da By Kamy). “Estamos de volta ao lar, olhando para a nossa casa, para a nossa memória afetiva”, anuncia. Não à toa, o home office proposto pelo arquiteto reverencia o aconchego, evidenciado pela madeira que forra do piso ao teto.

Na altura do número 1350, Murilo Lomas expõe a Cozinha Canvas Deca. A primeira surpresa: em vez de um contêiner, a cozinha ganhou corpo no espaço de um antigo restaurante. Com isso, o arquiteto exibe não uma, mas três janelas: enquanto a primeira enfoca a área de trabalho, a segunda mostra uma espécie de lounge.

No Shopping Anália Franco, a arquiteta Érica Salguero mostra seu Tempero da Vida. Uma grande tela de TV já diz a que veio: reunir a família no ambiente que se tornou, mais do que nunca, “o coração da casa”.

No Shopping Lar Center, Claudia Alionis, mostra o Espaço Sagrado, que expõe como entrar em casa, tem hoje, um novo significado. O hall, onde se depositam casacos e outras peças, havia sido banido das moradias volta agora, repaginado, exigindo assepsia.

Na Praça Panamericana, o arquiteto Gustavo Martins teve uma missão dupla, com sua Caixa de Histórias: a biblioteca ganhará uma segunda vida em uma comunidade carente da cidade, onde crianças de cinco a onze anos poderão desfrutar de um espaço lúdico e prático.

No Sacolão Freguesia do Ó, na Brasilândia, a Cozinha Alimentação Saudável, de autoria da Fau+D Mackenzie Acolhe e Rodrigo Loeb, é um projeto saído de muitas pranchetas, de professores e alunos trabalhando próximos à liderança comunitária que deu corpo a uma cozinha funciona, que será doada ao bairro e dará início a programação de aulas, palestras e outras atividades voltadas à nutrição.

A arquiteta Ester Carro, ao lado de Veronica Vacaro e Plantar Ideias, levou à frente a ideia de instalar um contêiner batizado de Galeria Fazendinhando, na entrada do Jardim Colombo, parte do complexo de Paraisópolis, e fazer dele uma galeria de arte.

No estacionamento do Centro de Cultura Hip Hop, na Cidade Tiradentes, o arquiteto Gustavo Neves traz o Ateliê Sukha, espaço criado para estimular o olhar para a arte nos objetos cotidianos em crianças e pré-adolescentes.

DESAFIO JANELAS CASACOR

Uma das grandes atrações do Projeto Janelas CASACOR está agitando o D&D Shopping com o Desafio Janelas CASACOR, no qual, a cada semana, um dos dois contêineres instalados no endereço é completamente transformado.

O termo “desafio”, não é à toa. Os 6 profissionais escolhidos para participar, encaram a tarefa de executar, em 4 dias, um projeto completo. Participam Helô Marques, Instown Arquitetura, Marcelo Diniz e Mateus Finzeto, Gabriel de Lucca, Arthur Guimarães e Beatriz Quinelato.

Para conhecer mais projetos da edição São Paulo e também de outras cidades basta acessar o hotsite: http://janelascasacor.com.

Website: http://janelascasacor.com.br

Web Site: