Consórcio digital impulsiona compra de carros novos no Brasil

São Paulo,SP 4/11/2019 – As parcelas mais baratas e isentas de juros são os maiores atrativos do consórcio para o consumidor que busca adquirir um automóvel sem se endividar. “

Depois da casa própria, o carro é o bem mais cobiçado pelo consumidor brasileiro. Não por acaso é um mercado que cresce a cada ano, influenciado por diversos fatores, entre eles, o crédito mais acessível do consórcio digital. Em 2018, a venda de automóveis novos cresceu 14,6%, segundo a Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores). Os números de 2019 parecem não ser muitos diferentes. Somente em setembro de 2019 a associação contabilizou um crescimento de 10% em relação ao mesmo mês do período do ano passado.

Carros populares, com mais espaço interno e motores 1.8 a 2.0 lideram a preferência, segundo a lista dos mais comprados divulgada pela Disal. Uma das razões do crescimento da venda de automóveis é a mudança de perfil do consumidor. Raramente a aquisição de um carro é motivada apenas por status ou poder. Pelo contrário, a necessidade familiar e a possibilidade de fazer renda extra com aplicativos de transporte pesam na hora da decisão.

Outro fator que impulsiona o crescimento é o crédito acessível. O brasileiro descobriu outros meios, como o consórcio, para adquirir um carro. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o setor de veículos apresentou uma expansão de 12,3% nas vendas de novas cotas em julho deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. “O brasileiro tem considerado vários aspectos antes de comprar um bem móvel ou imóvel ou contratar qualquer tipo de serviço”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente da ABAC.

O consórcio surgiu em 1962 a partir de um grupo de amigos que resolveu formar um fundo suficiente para a aquisição de automóveis. Cada um deles contribuía mensalmente com uma parcela até somar o valor do carro. Ao final, eles sorteavam quem tinha direito ao dinheiro somado para adquirir o carro. Mesmo contemplado, o participante permanecia contribuindo até todos serem sorteados. A iniciativa foi tão positiva que, nos anos 90, a compra de carro e outros bens em grupo tornou-se oficial e regulamentada pelo Banco Central.

Desde então, o consórcio de carros não para de crescer. Atualmente, são mais de 7 milhões consorciados, segundo dados da ABAC. Em uma simulação realizada no site da bro., empresa que busca revolucionar o mercado de consórcios, um carro de R$ 25 mil chega a parcelas menores que R$ 400. Para carros  mais caros, na faixa de R$ 50 mil, é possível encontrar parcelas a partir de R$ 791. No financiamento, esses mesmos carros, custam quase o dobro. Por isso, a modalidade de crédito tornou-se a alternativa de muitos brasileiros na hora de comprar o veículo.

Para a bro., as parcelas mais baratas e isentas de juros são os maiores atrativos do consórcio para o consumidor que busca adquirir um automóvel sem se endividar. A fintech surgiu neste ano prometendo revolucionar o consórcio tradicional, oferecendo condições exclusivas no mercado. Além disso, a bro. aposta na experiência 100% digital, com plataforma de simulação e atendimento via WhatsApp, como um de seus principais diferenciais.

Website: https://somosbro.com.br/